À beira do precipício pd51 | Seite 77

bombas atômicas são para repetir a insensatez de Hiroshima e Nagazaki? Até quando vamos nos agredir e à própria natureza? Quais os compromissos com as gerações atuais e futuras? Tratase de dilemas a ser enfrentados pela humanidade.
O imperativo das mudanças
Quais são os agentes políticos, econômicos, sociais e ambientais que serão responsáveis por estas mudanças para superar esta realidade?
Até os anos de 1960, o conceito de desenvolvimento, o funcionamento do mercado e da sociedade em geral não incorporavam a questão ambiental como uma variável do processo de desenvolvimento, do cotidiano das pessoas, da vida em sociedade. A concepção era de planeta infinito. O crescimento econômico era sinônimo de desenvolvimento.
Assim, a preocupação com a questão ambiental em nível mundial, como uma das variáveis do processo de desenvolvimento, é muito recente na história da humanidade.
Atualmente, as principais economias mundiais, concentradas no G20, particularmente os Estados Unidos, a China e a Rússia, consomem mais da metade dos recursos naturais do planeta. Este grupo de países têm uma responsabilidade maior na perspectiva de mudança desta realidade. As ações a ser implementadas a partir da Agenda 21( ECO-92), particularmente em relação às mudanças climáticas, continuam sendo adiadas com danos irreversíveis aos ecossistemas planetários, com reflexos econômicos e sociais negativos na vida de milhões de pessoas, em todos os continentes.
A dinâmica de funcionamento do sistema capitalista, do capital produtivo e financeiro, o funcionamento dos organismos multilaterais, da própria ONU, como também o funcionamento do FMI e do Banco Mundial, entre outros, não sinalizam de maneira efetiva para as mudanças necessárias apontadas nas conferências mundiais da ONU desde 1972, referendadas pelos governos, maioria da comunidade científica e as organizações da sociedade civil.
A primeira conferência mundial da ONU sobre o meio ambiente foi em Estocolmo, em 1972, quando se construiu, a partir de então, o conceito de ecodesenvolvimento. Desde então,
Os desafios do desenvolvimento e da sustentabilidade
75