{ }
{ editoras }
A Penalux surgiu em 2012 com a proposta inicial de investir em novos autores nacionais . De lá para cá , já foram mais de 600 títulos publicados , nos mais variados gêneros . A partir de 2015 , a editora iniciou-se também na tradução e publicação de clássicos desconhecidos ( ou esquecidos ) pelo público brasileiro , bem como na publicação de literatura estrangeira contemporânea . Seu catálogo atualmente é um dos mais promissores e respeitados no cenário independente editorial .
POR TONHO FRANÇA E WILSON GORJ , EDITORES DA PENALUX
EDITORAPENALUX . COM . BR | FACEBOOK : @ PENALUXEDITORA | INSTAGRAM : @ EDITORAPENALUX
A Editora UFPR completou 30 anos em 2017 e tem crescido cada vez mais nos últimos anos . Com três Prêmios Jabuti , dois na categoria tradução ( pelo Schopenhauer de Eduardo Ribeiro da Fonseca e pela " Anatomia da Melancolia " em quatro volumes de Guilherme Gontijo Flores ), tem publicado livros acadêmicos em todas as áreas do conhecimento , mas também tem se consolidado como uma editora especializada em traduções de livros técnicos e de textos literários e científicos , como o " Diário de Beagle ", de Charles Darwin , traduzido por Caetano Galindo , e " Depois de Babel ", de George Steiner , traduzido por Carlos Alberto Faraco . Com alguns best sellers na área de ensino de música e nas ciências naturais , por exemplo , a Editora UFPR também faz parcerias com instituições como a Fundação Grupo Boticário , com a qual tem publicado volumes importantes ligados à preservação da natureza , como os livros de crônicas " O Poema Imperfeito ", de Fernando Fernandez , já na terceira edição ( que acaba de virar documentário , dirigido por Zulmira Coimbra ), e o " Equinócio dos Sabiás ", de Marcos Rodrigues , que acaba de sair em 2018 . Contando com importantes coleções como a " Direitos Humanos " e " Semeando Novos Rumos / Sembrando Nuevos Senderos " ( com livros bilíngues sobre a América Latina ), a editora lança também em 2018 a coleção " dramas & poéticas " com uma tradução inédita do " Tiestes " de Sêneca feita pelo especialista José Eduardo dos Santos Lohner . Em 2018 , a editora UFPR também lançou seu primeiro Concurso Literário , na categoria de poesia , com inscrições gratuitas e publicação do livro como premiação para o primeiro colocado . A primeira edição recebeu mais de 200 inscrições e terá o vencedor anunciado no lançamento do livro durante a Feira do Livro UFPR / Semana Literária SESC , festival literário que ocorre anualmente em setembro há uma década , e que se consolida cada vez mais como grande evento cultural de difusão da leitura . A Editora UFPR tem edital de publicação de livros anual , não cobra absolutamente nada de seus autores , passa todas as submissões por avaliadores externos e por conselho editorial , e comercializa seus livros através de um edital público de credenciamento de parceiros comerciais . Com um programa ao vivo semanal na rádio UniFM 94.5 ( Sentido Literal , em que os diretores conversam com autores e dão dicas de leitura ) e um programa na UFPR TV ( programa Quarta Capa , prestes a reestrear ), a Editora visa tornar público e acessível o conhecimento , a cultura e a literatura não apenas interna à UFPR , mas do modo mais amplo possível . Todas as informações podem ser encontradas em nosso site , bem como em nossas contas de Facebook e Instagram .
POR RODRIGO TADEU GONÇALVES , DIRETOR DA EDITORA DA UFPR
EDITORA . UFPR . BR | FACEBOOK : @ EDITORA . UFPR | INSTAGRAM : @ EDITORAUFPR
{} a cada número , a { voz da literatura } convidará diferentes editoras , por meio de seus editores ou diretores , para que se apresentem aos leitores da revista .
{ voz da literatura } n . 2 | junho | 2018
{ 22 }