Vida de Restaurante Gestão e Negócios - 1ª Edição | Page 18

BOAS PRÁTICAS

PREVENÇÃO DA CONTAMINAÇÃO CRUZADA

A contaminação cruzada é a transferência de contaminantes entre superfícies , alimentos e / ou mucosas . O exemplo clássico disso é representado pela contaminação de alimentos cozidos que são armazenados junto a alimentos in natura . Durante muito tempo , apenas esse tipo de contaminação era visto como contaminação cruzada .

AS FONTES DE UMA CONTAMINAÇÃO CRUZADA PODEM SER :

MATÉRIAS PRIMAS E INSUMOS : Especialmente aqueles que chegam em seus estados brutos , in natura , que não passaram por tratamento térmico ou higienização . É natural a presença de alguns contaminantes nesses produtos e o desafio é impedir seu contato com superfícies ou outros alimentos .

CONTAMINAÇÃO CRUZADA

José Madeira Junior (*)
PROCESSO DE FABRICAÇÃO : Pode favorecer ou não a contaminação de produtos . O preparo de determinadas receitas pode apresentar etapas em que há maior possibilidade de contaminação e o fluxo desordenado de preparo é o maior exemplo de processo que favorece a contaminação de alimentos .
EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS : Estão envolvidos diretamente com o fracionamento ou preparo de determinados alimentos e sua higiene influenciará na contaminação dos alimentos . Alguns utensílios foram criados exatamente para evitar a contaminação cruzada , como tábuas de corte e facas coloridas .
AMBIENTE : Influência na contaminação cruzada também pela higiene geral . O armazenamento de produtos em equipamentos de conservação a frio ( geladeiras , freezers ) pode ser um grande responsável pela contaminação de alimentos .
18