Zooplâncton pequenos animais que andam à deriva na coluna de água .
Pouco se sabe sobre a biologia , ecologia e pescas desta espécie , particularmente durante a migração de retorno das fases iniciais ( pós-larvas ) do ciclo de vida . No entanto , em São Tomé e de acordo com o conhecimento local , o peixinho forma cardumes na boca dos rios , local onde são capturados , tornandose uma grande fonte de rendimento e proteína destas comunidades .
São chamadas de espécies anfídromas , devido ao seu interessante ciclo de vida . Isto é , os adultos vivem a montante dos rios , as larvas eclodem a partir de ovos bentónicos e migram , com as correntes dos rios , para o mar , onde ficam meses a alimentarem-se e a crescerem . Posteriormente , regressam aos rios , escalando cascatas para chegarem aos habitats onde passam a fase adulta . Aqui crescem e reproduzem-se .
A que se deve a importância do peixinho ?
Quando chegam aos rios , ainda como pós-larvas e juvenis , as comunidades locais capturam os indivíduos desta espécie na maior quantidade possível , sem qualquer controlo . Este tipo de pescaria é muito comum em outras ilhas tropicais . Os pescadores usam artes tradicionais , tais como as armadilhas ( localmente chamadas de tchangas ) ( Fig . 2 ), redes , redes mosquiteiras , e até panos . As póslarvas são capturadas ao longo de todo o ano , principalmente durante a estação seca e durante os períodos de lua cheia e lua nova , tal como ocorre com outras espécies em outros locais . O peixinho é muito consumido pela população , fazendo parte dos pratos mais tradicionais de São Tomé .
As comunidades piscatórias têm reportado a diminuição da quantidade de peixinho que entra nos rios a cada ano . Referem que em vários locais onde no passado era comum a sua existência , atualmente não se encontram indivíduos e que em outros locais a quantidade já não é a mesma . Assim , é urgente saber mais sobre a biologia , ecologia e pesca do peixinho .
Qual o tipo de alimentação do peixinho ?
Figura 2 . ( A ) Armadilhas tradicionais usadas para capturar peixinho em São Tomé , localmente chamadas de tchangas . ( B ) Colocação de tchangas para apanhar peixinho na boca do rio .
De forma a aumentar o conhecimento sobre a biologia e ecologia do peixinho , foi feito um estudo para perceber qual o seu tipo de alimentação durante as fases iniciais do seu ciclo de vida . Estudando a ecologia da teia alimentar conseguiu-se
50