compreender como se relaciona com outras espécies ao longo dos diferentes ecossistemas por onde passa durante a sua migração entre o oceano e o rio .
Nos estômagos do peixinho foi encontrado zooplâncton ( vermes Chaetognatha , Ostracoda e outros crustáceos ), mas a maioria dos conteúdos encontrados foram matéria vegetal ( plantas e / ou algas ) e microplásticos / microfibras ( aproximadamente 20 %) ( Fig . 3 ). Assim , o peixinho tem uma estratégia alimentar mais especializada , verificando-se que a matéria vegetal e os microplásticos são os itens principais e o zooplâncton o item mais raro . A análise bioquímica indicou que o zooplâncton e detritos de macroalgas foram as fontes principais de matéria orgânica absorvida pelo peixinho . Assim , durante as fases iniciais do seu ciclo de vida no oceano , o peixinho é considerado um consumidor secundário e omnívoro e não exclusivamente carnívoro como classificado anteriormente para espécies do mesmo género em outras regiões do mundo .
Antropogénico algo que é causado pela atividade humana .
Conclusões
Figura 3 . Fotografias de alguns itens alimentares encontrados no peixinho : ( A ) Chaetognatha , ( B ) Ostracoda , ( C ) apêndice de crustáceo , ( D ) matéria vegetal , e ( E ) microfibra .
O peixinho é um consumidor secundário com dieta omnívora durante a fase pós-larvar . Além disso , foram encontradas grandes quantidades de microplásticos / microfibras no interior dos seus estômagos , o que indica que a poluição por microplásticos pode ser uma ameaça entre outras perturbações antropogénicas . Assim , sendo este é um recurso muito consumido localmente pelas comunidades de São Tomé e Príncipe que têm vindo a reportar a sua diminuição ao longo dos anos , é urgente obter dados científicos , e desenvolver medidas de gestão e conservação adequadas .
Artigo original
Baptista V , Dias E , Cruz J , Branco M , Vieira S , Teodósio MA . Feeding ecology of Sicydium bustamantei ( Greeff 1884 , Gobiidae ) post-larvae : The “ little fish ” of São Tomé Island . Oceans ( 2020 ) 1 , 300-310 . https :// doi . org / 10.3390 / oceans1040020
Biografia dos Autores
Vânia Baptista é doutorada pela Universidade do Algarve . Investigadora na área de ecologia de larvas de peixe no Centro de Ciências do Mar ( CCMAR ) no grupo de investigação em Ecologia e Restauração de Ecossistemas Ribeirinhos , Estuarinos e Costeiros ( ECOREACH ). E Professora Auxiliar na Universidade do Algarve . https :// www . cienciavitae . pt / portal / 0C1F-4F1B-256B
51