Glossário
Anfídromo Espécie que migra entre a água doce e água salgada em alguma fase do seu ciclo de vida , que não seja para reprodução , por exemplo durante as fases iniciais do ciclo de vida para se alimentar .
Consumidor secundário organismo que obtém energia alimentando-se de outros organismos , neste caso de consumidores primários , que se alimentam de organismos fotossintéticos .
Endémico espécie exclusiva de uma determinada região .
Larva / pós-larva de peixe fases iniciais do ciclo de vida do peixe entre a eclosão e a fase juvenil ; a pós-larva já sofreu alteração das características que lhe permitem ter capacidades natatórias .
Omnívoro espécie que se alimenta de matéria animal e vegetal .
Recrutamento entrada de novos indivíduos na população adulta .
Introdução
Espécies anfídromas , como gastrópodes , decápodes e peixes , precisam de ligação entre os ambientes de água doce e marinho nos estágios iniciais do ciclo de vida , estando adaptadas a ambientes de ilhas tropicais e subtropicais . É o caso da subfamília Sicydiinae ( Gobiidae ), tipicamente associada a pequenas ilhas oceânicas de origem vulcânica geologicamente recentes que apresentam níveis elevados de endemismo . As espécies de peixes destas subfamílias habitam riachos e rios rápidos de florestas tropicais , com grandes quedas de água e variações de altitude , geralmente expostos a variações ambientais e climáticas extremas . Os adultos colocam os ovos em água doce e as larvas são transportadas para o mar pela corrente do rio logo após a eclosão ( migração para jusante ), onde passam por uma fase planctónica . Após alguns meses no mar ( um a nove meses , dependendo da espécie ), as pós-larvas recrutam e migram para os rios ( migração para montante ou migração de retorno ) onde vivem , crescem e reproduzem . Para atingirem as zonas de reprodução as pós-larvas e juvenis têm de enfrentar as fortes correntes do rio para montante chegando a subir / escalar cascatas de dezenas de metros . Para este efeito usam as barbatanas peitorais transformadas em ventosas e tiram partido da tensão superficial da água nas rochas para conseguirem uma maior adesão á superfície . As pós-larvas de importante valor nutricional , são o suporte de relevantes pescarias artesanais durante a sua migração de retorno ao rio , com elevado impacto cultural e socioeconómico nos países tropicais em desenvolvimento . Não existe uma gestão adequada destas pescarias , embora algumas espécies estejam classificadas como ameaçadas de extinção .
O que é o peixinho de São Tomé ?
Em São Tomé e Príncipe , o peixinho não é apenas uma espécie , mas corresponde a um grupo de espécies capturadas na boca dos rios . É o caso da espécie Sicydium bustamantei Greeff , 1884 ( Fig . 1 ), capturada na fase de póslarva em vários rios ( por exemplo , Io-Grande , Manuel Jorge , Malanza , Ouro , Paga -Fogo , Lembá , Martim Mendes ) e vendida nos mercados locais . É uma espécie endémica da região , tendo sido encontrada em várias ilhas do Golfo da Guiné ( Oeste de África ), nomeadamente no Bioko , São Tomé , Príncipe e Annobón .
Figura 1 . Fotografias de pós-larvas
de peixinho , Sicydium bustamantei Greeff , 1884 , à venda no mercado de São Tomé e Príncipe .
49