Figura 3. Análise da expressão de genes relacionados com o desenvolvimento cerebral, mecp2 e cdkl5, em mutantes simples de mef2ca e mef2cb de peixezebra e em mutantes duplos homozigóticos. A expressão génica foi medida por qPCR em amostras obtidas a partir de pools de 20 larvas por grupo, aos 3 dpf, todas portadoras da mesma mutação. Os valores foram normalizados em relação à expressão do gene gapdh e expressos como média ± desvio padrão. As letras indicam médias estatisticamente equivalentes. Diferenças foram consideradas significativas para p < 0.05.
PCR quantitativo técnica de quantificação da expressão génica baseada no princípio da Reação em Cadeia da Polimerase( PCR) com um sistema de deteção e quantificação de fluorescência emitida durante os ciclos de amplificação. compatíveis com modelos de murganhos nulos para Mef2c e pacientes com MRD20. Estas linhas mutantes aqui descritas podem ser usadas como modelo para doenças relacionadas com o MEF2C, permitindo realizar estudos focados em características craniofaciais, morfologia neuronal, comportamento e análise dinâmica do cérebro, bem como análise das vias compensatórias genéticas naturais. Revelar essas vias contribuiria para um conhecimento mais profundo da doença MRD20 e para a identificação de moléculas que possam vir a ter possíveis aplicações terapêuticas. Globalmente, os resultados aqui descritos destacam os mutantes de mef2c de peixe-zebra como modelos valiosos para futuros estudos sobre patologias relacionadas com o MEF2C.
32
Artigo original
Adrião A, Mariano S, Mariano J, Gavaia PJ, Cancela ML, Vitorino M & Conceição N. Mef2ca and Mef2cb double mutant zebrafish shows altered craniofacial phenotype and motor behaviors. Biomolecules( 2023) 13, 805. https:// doi. org / 10.3390 / biom13050805
Os nossos revisores
A revisão do artigo foi realizada em aula, na disciplina de Biologia, no âmbito do Domínio: Património Genético. O grupo era composto por 15 alunos do 12 º ano de escolaridade, pertencentes à turma B, os quais têm aspirações académicas nas áreas da saúde, biologia e engenharia. Em termos de metodologia de trabalho, a turma foi dividida em pequenos grupos, tendo cada um deles realizado a sua revisão. No final, foi feita uma análise e discussão das propostas elaboradas por cada grupo e efetuada a compilação num documento único que constituiu a proposta final. Este grupo foi coordenado pela Professora Magda Dias, e que indicou:“ Volto a sublinhar que este projeto da Universidade do Algarve permite aos alunos o desenvolvimento de competências fundamentais incluídas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, razão pela qual considero tão importante a participação dos nossos alunos.”.