Influência do tipo de embalagem na conservação do peixe-porco
O conteúdo em ABVT é um parâmetro de qualidade regulamentado na União Europeia e quantifica a concentração de compostos nitrogenados básicos voláteis associados à degradação do pescado , p . ex . trimetilamina , dimetilamina e amónia .
O estudo utilizou 18 espécimes frescos de peixe-porco , com cerca de 340 g , adquiridos no mercado em Faro e transportados em caixas térmicas em gelo para os laboratórios do Departamento de Engenharia Alimentar da Universidade de Algarve . Dos peixes inteiros , obtiveram-se os filetes , com cerca de 70 g cada , em condições higiénicas . Os filetes foram imediatamente embalados sob ar atmosférico , em vácuo e em atmosfera modificada ( 30 % N2 + 40 % CO2 + 30 % O2 ) usando um sistema de embalagem Multipack . Os ensaios de armazenamento a 4 ± 1 ° C duraram 15 dias . Como indicador da deterioração das proteínas foi determinado o conteúdo em azoto básico volátil total ( ABVT ).
No início da experiência , os valores de ABVT dos filetes frescos foram normais para peixe fresco . Os limites máximos para este parâmetro foram ultrapassados após 5 dias de armazenamento refrigerado , no caso dos filetes embalados em ar e após 10 dias no caso dos filetes em vácuo , mas não foram atingidos no caso dos filetes embalados em atmosfera modificada ( Fig . 3 ).
Figura 3 . Variação dos valores médios (± erro-padrão ) dos parâmetros de qualidade relevantes .
Portanto , a embalagem em vácuo atrasou e a embalagem em atmosfera modificada inibiu o aumento no conteúdo em ABVT dos filetes de peixe-
7