Mutações alterações que ocorrem na sequência do material genético / ADN por troca de
nucleótidos .
Deleções eliminação de um ou mais nucleótidos num gene ou ADN , a qual
pode ser um único nucleótido ou mesmo um pedaço inteiro de
um cromossoma .
Translocações Troca de fragmentos de ADN entre cromossomas , a qual ocorre quando um cromossoma se parte e as peças fragmentadas se recolocam em cromossomas diferentes .
Metilação do ADN processo de adição de
um grupo químico metilo ( -CH3 ) ao ADN . Esta modificação é
responsável pela diminuição da expressão de determinado gene ou o seu silenciamento , o que resulta geralmente
numa menor produção da proteína codificada pelo gene .
Vias de sinalização reações químicas que
ocorrem sequencialmente e que levam à ativação ou inativação
de determinadas proteínas , para controlar uma função
celular , como a divisão ou a morte celular , metabolismo , entre outras . Após a primeira molécula no percurso receber um sinal , ativa outra molécula . Portanto , este processo repetese por toda a via de sinalização até que a última molécula seja ativada e a função celular seja executada .
Alvos terapêuticos moléculas sobre as quais os fármacos atuam , podendo modificar a sua ação ou disponibilidade , produzindo um efeito no organismo para tratar determinada doença . aprimorados , a avaliação da proteína , para além do mARN , é essencial .
O CRC é um tipo de carcinoma que se desenvolve no trato intestinal inferior ou intestino grosso . O processo oncogénico ocorre a partir de mutações que induzem o surgimento de um ou mais pólipos ao longo do cólon ou do reto ( 1,2 ). O CRC é atualmente o 3 º cancro mais comum e o 2 º com a maior mortalidade no mundo ( 3 ), portanto o desenvolvimento de terapias medicamentosas direcionadas para esta patologia são consideradas urgentes . Neste cenário , as proteínas Tribbles ( TRIB1 , TRIB2 e TRIB3 ) foram propostas como potenciais alvos terapêuticos ( 4 ), as quais estão associadas à regulação do ciclo celular , diferenciação , metabolismo , proliferação e stress celular ( 5,6 ). Por isso , neste trabalho pretendeu-se analisar os níveis de expressão génica dos três genes Tribbles em diferentes amostras de CRC , através de dados obtidos na plataforma Gene Expression Omnibus ( GEO ) Profiles ( 7 ), com o intuito de melhor perceber o potencial papel dos Tribbles no desenvolvimento e progressão do cancro , assim como perceber se serão potenciais alvos terapêuticos no CRC ( Fig . 1 ).
Resultados
Através da pesquisa online em GEO Profiles , foi possível obter dados de expressão de diferentes localizações , provenientes de indivíduos de diferentes faixas etárias e sexo , e com tumores em vários graus de desenvolvimento , de tecido considerado normal ( ainda que adjacente ao tumor ) e de tecido normal ( Fig . 1 ). De modo bastante consistente , verificou -se , em quatro coortes independentes , que os níveis de TRIB3 estavam aumentados no tecido tumoral de CRC , comparado com os seus níveis em amostras de tecido normal ( Tabela 1 e Fig . 2A ). Também em amostras de cancro exclusivamente retal ( a região terminal do intestino grosso ), verificou-se um aumento da expressão de TRIB3 nas amostras tumorais
Figura 2 . Expressão génica de TRIB3 em cancro do colon e do reto ( CRC ) e tecido normal . A . Expressão génica de TRIB3 , representada em unidades arbitrárias ( UA ), em amostras “ controlo ” ( tecido normal , n = 17 ) e “ tumor ” ( amostras tumorais em vários estádios ( n = 17 ). Os dados foram obtidos da referência GDS4382 em GEO Profiles . B . Expressão génica TRIB3 , representada em unidades arbitrárias ( UA ), em diferentes estádios de CRC ( n = 4-24 em cada grupo ). Os dados foram obtidos da referência GDS4516 em GEO Profiles . Em cada grupo , a linha representa a média dos valores de expressão , enquanto os pontos representam o valor de cada amostra individual . O valor p , no topo de cada gráfico , representa o resultado da análise estatística ( um p < 0,05 significa que a diferença observada entre os grupos é estatisticamente significativa ).
27