UALGORITMO 5.1 Julho 2023 | Page 30

Carcinoma tipo de cancro que se desenvolve em tecidos epiteliais de vários órgãos como a pele ou intestino .
Processo oncogénico processo de surgimento do cancro , o qual induz multiplicação celular num ritmo acelerado .
Pólipo crescimento de tecido epitelial , ou seja , da camada mais superficial do tecido de revestimento interno do intestino , em forma de cogumelo ou mais aplanado , em direção ao interior do cólon ou do reto .
Ciclo celular processo que leva ao crescimento celular , incluindo a duplicação do material genético e a divisão celular .
Diferenciação celular processo pelo qual uma célula indiferenciada como uma célula estaminal ou progenitor se converte numa célula como uma morfologia e funções específicas .
Metabolismo celular conjunto de processos que permitem que a célula produza energia e outros componentes importantes para o seu bom funcionamento .
Proliferação celular aumento do número de células causado pelo processo de divisão celular .
Stress celular estado em que a célula entra quando se encontra em condições desfavoráveis à sua manutenção , o qual pode ser causado por altas temperaturas , falta de nutrientes , toxinas , entre outros .
Expressão génica é o resultado da transcrição e , em alguns casos , tradução do gene , o que resulta na maior ou menor produção de determinado ARN funcional ou proteína .
Coortes conjunto de dados ou pessoas com determinadas características em comum .
Patogénese processo de desenvolvimento de uma determinada doença .
( Tabela 1 ). Já entre tecido normal de indivíduos saudáveis e os tecidos adjacentes aos tumores ( mas com morfologia normal ) de indivíduos com CRC , a expressão génica de TRIB1 e TRIB2 era superior nos tecidos adjacentes ao tumor , o que sugere a existência de alterações ao nível molecular , mas ainda não visíveis macroscopicamente ( Tabela 1 ). Entre os diferentes estádios da doença , do menos agressivo ( 1 ) até ao mais agressivo ( 4 ), não se observaram diferenças na expressão de nenhum dos Tribbles ( Fig . 2B , representativa de TRIB3 ).
Tabela 1 . Expressão génica de Tribbles em CRC . Resultados da expressão génica relativa de TRIB1 , TRIB2 e TRIB3 em diferentes coortes , no tumor colorretal ( GDS2947 , GDS4382 , GDS5532 , GDS4515 ) ou retal ( GDS375 ), ou no tecido adjacente ao tumor ( GDS2609 ), em relação ao tecido normal . O símbolo de “ elevador parado ” representa não se observarem alterações na expressão , enquanto as “ escadas rolantes ” a subir ou a descer , representam o aumento ou a diminuição da expressão do gene em questão , respetivamente , em relação ao tecido normal . A intensidade das “ escadas ” representa o valor estatístico do resultado obtido ( mais intenso , mais significativo ).
Conclusões
A progressão do CRC não parece estar associada a alterações da expressão génica dos Tribbles . Tendo em conta os níveis aumentados de TRIB3 no tumor , conclui-se que esta proteína poderá ser importante na patogénese do CRC . Dada a observação da expressão mais elevada de TRIB1 e TRIB2 nos tecidos adjacentes ao tumor , mas não evidente no tumor em comparação com o tecido normal , estudos futuros deverão tentar elucidar como o ambiente envolvente do tumor pode estar a suportar o crescimento tumoral e qual o papel destas proteínas .
28