UALGORITMO 5.1 Julho 2023 | Page 28

Glossário Alvos terapêuticos moléculas sobre as quais os fármacos atuam , podendo modificar a sua ação ou disponibilidade , produzindo um efeito no organismo para tratar determinada doença .
Expressão génica é o resultado da transcrição e , em alguns casos , tradução do gene , o que resulta na maior ou menor produção de determinado ARN funcional ou proteína .
Acesso aberto significa a disponibilização livre , normalmente online , de artigos de revistas científicas ou bases de dados , o que permite que os resultados da investigação científica estejam acessíveis gratuitamente , promovendo o progresso científico .
Estádios do cancro graus de evolução , incluindo o crescimento , invasão e metastização de um tumor .
Terapias farmacológicas tratamentos de doenças realizados por meio de fármacos .
O cancro é uma doença que resulta de alterações genéticas ( por exemplo , mutações , deleções e translocações ) ou epigenéticas ( que não afetam a sequência de nucleótidos num gene , como por exemplo , metilação do ADN ou modificações das caudas das histonas ). Na realidade , uma das características fundamentais do cancro , é a grande instabilidade genética que leva à aquisição de inúmeras alterações num leque alargado de genes . Estas alterações afetam a expressão de genes , alterando então a estrutura , função e níveis de proteínas presentes nas células , e afetando as vias de sinalização e funções celulares . Assim , estas alterações na expressão de genes , vias de sinalização celulares e funções das células malignas , fazem com que estas células “ anormais ” sejam selecionadas , e contribuem para a sua sobrevivência e proliferação , e também para a agressividade do cancro . Neste contexto , a capacidade de identificar estas “ anomalias ”, é essencial para se procurar reverter os danos ou atingir seletivamente as células afetadas .
Como os genes estão presentes no ADN , mas a proteína que o gene codifica só é produzida se houver a formação do ARN mensageiro ( mARN ), muitas vezes avalia-se a expressão dos genes através da deteção do mARN . Assim , estudos da expressão de genes entre amostras do tumor maligno e tecidos normais , acabam por fornecer pistas sobre potenciais alvos terapêuticos . Numa primeira fase , para identificar estes alvos , pode-se fazer estudos de expressão utilizando bases de dados públicas com resultados experimentais de outros investigadores . Nesses estudos , em geral , é avaliada a expressão ( por mARN ) de muitos genes em simultâneo e em várias amostras . Contudo , em estudos mais
Figura 1 . Metodologia gráfica . O cancro do cólon e reto ( CRC , abreviatura do inglês , colorectal cancer ) é o
terceiro tipo de cancro mais comum e o segundo com a maior mortalidade no mundo . Os genes da família Tribbles ( TRIB1 , TRIB2 e TRIB3 ) foram propostos como potenciais alvos terapêuticos para tratamento do CRC . Para confirmar essa hipótese , analisámos a expressão génica dos Tribbles em amostras de CRC de origem humana , a partir dos conjuntos de dados disponíveis na plataforma de acesso aberto GEO Profiles .
26