Taxa de sobrevivência mostra a proporção
de pacientes vivos em determinado período de tempo , após ter sido diagnosticada a doença com a expressão destes genes no tecido da mucosa normal dos mesmos pacientes e 9 amostras de um grupo controlo sem cancro colorretal ( Fig . 2A ). Verificou-se ainda , que os pacientes cuja expressão do gene MGP era maior no tecido tumoral , tinham uma menor taxa de sobrevivência ao longo de 5 anos ( Fig . 2B ).
Figura 2 . Análise da expressão dos genes MGP , RUNX2 e FGF2 por PCR quantitativo . ( A ) em amostras da mucosa normal e tumoral de pacientes com cancro colorretal e num grupo controlo sem doença colorretal . ( B ) a análise da sobrevivência dos pacientes ao longo de 5 anos com elevada expressão do gene MGP na mucosa tumoral . ( n = 23 pacientes , teste estatístico Kruskal Wallis , onde o valor de p≤0.05 é considerado estatisticamente significativo ).
Fatores de transcrição são proteínas que reconhecem sequências específicas
nos genes e que são capazes de ativar ou silenciar a atividade
do gene onde estão ligados , por conseguinte tendo
um efeito na sua expressão
Existe uma correlação positiva entre a expressão do gene MGP e a expressão de RUNX2 e FGF2
Uma vez que o gene MGP é regulado pelos fatores de transcrição RUNX2 e FGF2 , fomos analisar se a expressão destes estava relacionada com o aumento da expressão do gene MGP . Verificou-se que existe uma correlação positiva entre a expressão dos genes RUNX2 e FGF2 com o aumento da expressão do gene MGP , o que significa que , quando a expressão destes fatores de transcrição aumenta , a expressão do gene MGP também aumenta , indicando uma regulação do gene MGP por parte dos fatores de transcrição RUNX2 e FGF2 ( Fig . 3A e 3B ).
Figura 3 . Análise da correlação entre a expressão do gene MGP . ( A ) a expressão do fator de transcrição RUNX2 . ( B ) a expressão do fator de transcrição FGF2 . ( n = 23 pacientes , teste estatístico correlação de Pearson , onde o valor de p≤0.05 é considerado estatisticamente significativo ).
6