Glossário
Carcinogénese é o conjunto dos processos e alterações no organismo que levam à formação do cancro
O cancro colorretal ( CCR ) é assim denominado quando o tumor se encontra localizado no intestino grosso , nas regiões do colón ou do reto . É um dos tipos de tumor que melhor se conhece a nível de alterações genéticas , bem como os principais genes que estão envolvidos no processo da carcinogénese devido ao seu longo tempo de progressão . Existem inúmeros fatores que podem contribuir para o aparecimento e progressão deste tipo de tumor , incluindo fatores externos , como a alimentação , o tabaco e a ingestão de álcool , ou fatores internos , como alterações genéticas em genes específicos , que podem ser hereditárias ou espontâneas ( Fig . 1 ).
Figura 1 . Alterações genéticas que ocorrem e que estão relacionadas com o cancro colorretal , desde a formação do tumor benigno até ao desenvolvimento do tumor maligno .
Estadio ( tumoral ) define o nível de extensão do tumor
Biomarcadores ou
marcadores biológicos são substâncias ou moléculas que podem
ser medidas e indicam a ocorrência de processos biológicos
( normais ou patológicos ) ou respostas farmacológicas a intervenções terapêuticas
Taxa de incidência mede a ocorrência de novos casos de uma doença na população durante um determinado tempo
Transcrição é o processo de síntese de uma molécula de ARN , em que é usada
como molde a sequência do gene presente na cadeia de ADN
No entanto , uma das problemáticas associadas a esta patologia consiste na importância de se fazer a deteção num estadio inicial do tumor . Como tal , é necessário continuar a desenvolver metodologias de deteção precoce que permitam aumentar a esperança média de vida , associada a este tipo de tumor . Uma das estratégias utilizadas em investigação consiste na descoberta de genes biomarcadores , que podem ser utilizados para diagnóstico e deteção de diferentes tipos de tumores ou até mesmo como diferenciadores de pacientes , consoante a gravidade e nível de progressão da doença , permitindo assim que o paciente possa receber um tratamento mais personalizado .
Sendo , este tipo de tumor , um dos que apresenta uma maior taxa de incidência de novos casos por ano e com uma elevada taxa de mortalidade em Portugal , propusemo-nos , neste trabalho , analisar a expressão do gene MGP , juntamente com a expressão de dois genes envolvidos na regulação da transcrição do gene MGP em amostras biológicas , tanto de tecido da mucosa normal , como do tecido tumoral de pacientes com cancro colorretal , e do seu impacto no prognóstico e sobrevivência destes pacientes .
A expressão dos genes MGP , RUNX2 e FGF2 encontra-se aumentada no tecido tumoral na maioria dos pacientes analisados
Das 23 amostras de pacientes com CCR analisadas , verificou-se que em 13 pacientes havia um aumento significativo da expressão dos genes MGP , RUNX2 e FGF2 no tecido tumoral , quando comparadas
5