Os genes MGP , RUNX2 e FGF2 contribuem para diferenciar os pacientes em grupos de acordo com o prognóstico da doença
Por fim , procuramos avaliar o impacto do aumento destes genes na taxa de sobrevivência dos doentes e se este estava relacionado com o prognóstico da doença . Verificámos que os pacientes podem ser divididos em dois grupos , um grupo de pacientes com prognóstico mais favorável , com menor expressão dos genes no tecido tumoral , com estadio inicial da doença e uma maior taxa de sobrevivência . O segundo grupo de pacientes apresentava um pior prognóstico , uma maior expressão dos genes no tecido tumoral , com estadios do tumor mais avançados e uma menor taxa de sobrevivência ( Fig . 4 ).
Conclusão
Figura 4 . Análise da sobrevivência dos pacientes diferenciados por dois grupos ( clusters ) ao longo de 5 anos . Os pacientes do grupo cluster 1 apresentam um melhor prognóstico e uma maior taxa de sobrevivência quando comparados com o grupo de pacientes do cluster 2 , que apresentam um pior prognóstico e uma menor taxa de sobrevivência . n = 23 pacientes , teste estatístico log-rank , onde o valor de p≤0.05 é considerado estatisticamente significativo .
Mutações no gene MGP são conhecidas por serem responsáveis pela síndrome de Keutel , uma condição rara de transmissão autossómica recessiva . No entanto , mais recentemente , tem sido também estudado o envolvimento da MGP no processo da carcinogénese .
Neste trabalho , estudámos a associação da expressão de MGP com o CCR . Os dados obtidos demonstraram que os níveis de expressão da MGP podem ser relevantes para a diferenciação dos doentes com CCR , de acordo com um melhor ou pior prognóstico associado , com maior ou menor taxa de sobrevivência , contribuindo para a investigação do potencial do gene MGP como um biomarcador para o cancro colorretal , na estratificação dos doentes e na monitorização do prognóstico da doença .
Artigos originais
Caiado H , Conceição N , Tiago D , Marreiros A , Vicente S , Enriquez JL , Vaz A , Antunes A , Guerreiro H , Caldeira P and Cancela ML . Evaluation of MGP gene expression in colorectal cancer ( 2020 ) Gene , 723 : 144120 https :// doi . org / 10.1016 / j . gene . 2019.144120
Caiado H , Conceição N , Tiago D , Marreiros A , Vicente S , Enriquez JL , Vaz A , Antunes A , Guerreiro H , Caldeira P and Cancela ML . Data on the evaluation of FGF2 gene expression in colorectal cancer ( 2020 ) Data in Brief , 31 : 105765 https :// doi . org / 10.1016 / j . dib . 2020.105765
7