O nosso estudo centra-se na investigação de um tratamento farmacológico baseado na administração de cordicepina em vários modelos pré-clínicos de DMJ com o objetivo de reduzir os níveis de tradução da Atx3 mutante .
O tratamento com cordicepina induz a autofagia , reduz os níveis de Atx3 mutante e melhora as anomalias neuronais num modelo animal de DMJ
Autofagia processo celular que dá origem à degradação de componentes da própria célula
Vetores lentivirais vetores de transferência de genes baseados em vírus
Injeções peritoneais injeções na membrana que reveste a cavidade abdominal
O nosso grupo de investigação verificou que o tratamento com cordicepina diminuiu os níveis de Atx3 mutante com 72 glutaminas ( 72Q ) numa linha celular de neuronal de ratinho ( N2a ). Para elucidar o mecanismo molecular por trás deste efeito , avaliámos os níveis proteicos de dois marcadores da autofagia , LC3B-II e sequestosoma- 1 ( SQSTM1 ), de modo a verificarmos se a autofagia estaria a ser induzida aquando da administração com o fármaco . Após o tratamento com cordicepina , observámos uma diminuição tanto nos níveis de LC3B-II como nos de SQSTM1 , o que indica uma ativação da atividade autofágica .
Após a validação in vitro do tratamento com cordicepina ( Fig . 2A ), o próximo alvo foi investigar se este composto teria o mesmo efeito em modelos animais da doença . Para tal , ratinhos ( mus musculus ) foram injetados , na zona do estriado do cérebro , com vetores lentivirais que codificam para a Atx3 mutante ( Atx3-Q72 ). Uma semana após a injeção , foram administradas injeções peritoneais ( IP ) de cordicepina , diariamente , durante uma semana ( Fig . 2B ).
A análise do tecido cerebral dos ratinhos tratados , mostrou que o tratamento com cordicepina levou a uma diminuição significativa dos agregados proteicos no tecido neuronal e a uma diminuição da perda de marcação neuronal , comparativamente ao grupo controlo não tratado .
Figura 2 – Administração de cordicepina em modelos in vitro e in vivo de DMJ . ( A ) O fármaco cordicepina
foi aplicado em células neuronais em cultura e os resultados demonstraram uma diminuição da proteína ataxina-3 mutante e uma ativação da via autofágica . ( B ) A DMJ foi induzida por injeção em ratinhos mus musculus e a cordicepina foi administrada diariamente aos ratinhos com DMJ . Às 10 semanas de idade os
ratinhos foram sacrificados para posterior análise do tecido cerebral .
13