Tocantins Verão Tocantins Verão | Page 7

Agentes de trânsito na luta diária pela vida dos cidadãos

Apesar do aumento da fiscalização com instalação de câmeras de monitoramento, aumento de agentes de trânsito, os "Amarelinhos", mesmo assim muitos motoristas colocam as suas vidas em perigo, e o pior, a de outros.

A velocidade acima do permitido e a ingestão de bebidas alcoólicas continuam causando muitos acidentes, e algumas fatais.

Fora isso a imprudência, incluíndo as ultrapassagens em locais indevidos, a negligência que engloba pneus gastos, falta de revisão ao pegar a estrada e pane elétrica, além é claro do uso de celular enquanto dirigem, estão em segundo lugar entre os provocadores de acidentes nas cidades e estradas tocantinenses.

Para tentar coibir o domínio das ruas por motoristas inconsequentes, foram criados os "amarelinhos". Atualmente no Tocantins quatro cidades efetivaram a criação de agentes de trânsitos: Palmas, Araguaína, Gurupi e Colinas, são 130 agentes.

Questionados por parte da população, geralmente aqueles que infrigem as Leis de Trânsito e fazem parte das estatísticas dos acidentes. Os motoristas precisam entender que aos "amarelinhos" cabe fiscalizar a obediência ao conjunto de normas legais e regulamentares que regem o trânsito.

Nesse mister, atua como verdadeiro catalisador das tensões do trânsito, inibindo e evitando os atritos entre os usuários e a prática de infrações, principalmente aquelas que ampliam os riscos de acidentes. E, bem por isso, não raro é injustamente incompreendido e, até mesmo, covardemente agredido.

"Cada acidente grave ou fatal evitado é um paciente a menos nos hospitais.

A questão de trânsito é caso de Saúde Pública e não de Segurança Pública, como alguns insistem em classificar. O resultado de um acidente grave ou fatal impacta diretamente nos Hospitais e postos de saúde, onerando assim a Saúde", analisa Costa.

Com o aprimoramento da fiscalização aumentou as multas por infrações no trânsito, e isso "incomoda" os motoristas infratores, mas só é multado quem infringe as Leis.

Muitas vezes, com a pressa de chegar ao destino, mal percebemos as pessoas que compõem o nosso caminho no dia a dia, como os agentes de trânsito, por exemplo. Mas você já se perguntou como pode ser o trabalho daquele profissional que, chova ou faça sol, deve estar ali, no meio da rua para evitar que motoristas coloquem a vida em risco?

ODÉCIO COSTA

Especialista e Pós graduado em trânsito

A guerra nas ruas e estradas brasileiras parece não ter fim. Infelizmente nessa "disputa" insana não tem vencedores, apenas milhares de perdedores, alguns com a própria vida.

"Os 'amarelinhos' lutam diariamente para salvar a vida de motoristas e pedestres O agente trabalha sempre no intuito de garantir a mobilidade da população e com os altos índices de acidentes tem trabalhado muito na intenção de preservar o integridade física e a vida do cidadão", destacou Odécio Costa.

Por Carlos Henrique Furtado

7

23 de julho de 2017