Parque do Cantão abriga 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, botos, ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu, e vasta área de mata verde e de rios
O Parque Estadual do Cantão completou na sexta-feira, 14, dezenove anos de implantação. Em 1998, foi tombado como Área de Preservação Ambiental (APA), por meio da Lei Estadual nº 996. Mais do que uma data para comemorar, o parque celebra suas conquistas na preservação ambiental e nas ações que a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) desenvolve para cuidar dos quase 90 mil hectares de área na bacia do Araguaia, no coração do Brasil.
O complexo que abriga a Unidade de Conservação do Parque Estadual do Cantão conta com um Centro de Recepção do Turista, um espaço com auditório para palestras e exibição de vídeos. O Naturatins atua na proteção e na preservação de toda a área de mata verde e de rios que compõem o Parque.
A unidade conta com trilhas terrestres para visitação, dentre elas a trilha que leva à Cabana, construção erguida às margens do rio e que serviu de locação para o filme Xingu. Todo esse ecossistema é preservado e é considerado uma das áreas mais importantes da Amazônia brasileira, abrigando um berçário de reprodução natural e de riqueza biológica.
De dezembro a maio, período das cheias na região, a floresta fica inundada e os rios sobem em média 10 metros, com as embarcações navegando no topo das árvores e o surgimento dos varjões – espécie de pradarias de vegetação flutuante, que abrigam grande diversidade florística e acolhem para reprodução as famosas ciganas, lindos pássaros que vivem no Cantão. De junho a novembro, ocorre a temporada de praia tocantinense e com a seca, aparecem praias de areia branca que formam recantos paradisíacos. O cenário fica convidativo para a pesca esportiva, o turismo fotográfico e caminhadas de observação de animais nativos.
Visitação
Para conhecer o Parque Estadual do Cantão é necessário o agendamento na Unidade de Conservação, com antecedência. O complexo funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. (Com informações de Cejane Borges/Governo do Tocantins)
Cantão comemora 19 anos de cuidados com a natureza e preservação do meio ambiente
TURISMO ECOLÓGICO