Teorias e exemplos de sequências didáticas: metodologias para ensino Metodologias Para o Ensino | Page 37

TEORIAS E EXEMPLOS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

educação bancária, na qual o professor deposita toda a informação no aluno, que simplesmente memoriza e passa pelo processo da repetição. Na perspectiva problematizadora, por sua vez, o educador interage com o educando trocando informações que se transformam em conhecimento por meio do diálogo( relação dialógica e dialética). Neste cenário a Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, numa perspectiva Freiriana, se divide em três momentos:

1) Problematização Inicial: São apresentadas questões dentro de circunstâncias da realidade dos alunos, de forma que estes sejam desafiados ao compartilhamento de seus pensamentos a respeito dessas situações. A partir de então, o professor os coloca num contexto desafiador, a partir da qual, além de conhecer o que os alunos pensam sobre o tema, possibilita que percebam o quão necessário é adquirir novos conhecimentos.

2) Organização do Conhecimento: Momento em que os conhecimentos necessários para a solução da situação-problema são estudados, mediados pelo professor dentro de situações pedagógicas orientadas para tal finalidade.

37