Teorias e exemplos de sequências didáticas: metodologias para ensino Metodologias Para o Ensino | Page 11

TEORIAS E EXEMPLOS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Raphael Barros de Sousa Neto Mestrando em Ensino e Suas Tecnologias IFF, especialista em Ensino de Geografia pela UCAM e graduado em Licenciatura em Geografia pelo IFF. Atua como docente no ISEPAM, no Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Rosivar Marra Leite Sanches Mestranda em Ensino e suas Tecnologias IFF, especialista em Informática em Educação pela UFLA, licenciada em Matemática pela UFF. Atua como docente de Matemática e Física na SEEDUC / RJ.
Shayane Ferreira dos Santos Mestranda em Ensino e Suas Tecnologias IFF, pós-graduada em Psicopedagogia-ISECENSA. Atua como docente da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora. Docente de Ensino Superior-Pedagogia.
Silvana da Silva De Azevedo Lima Mestranda em Ensino e suas Tecnologias-IFF Campos, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Projetos- Ucam Prominas e Tecnologia da Informação e Comunicação- FAETERJ, graduada em Pedagogia e Normal Superior FAETERJ. Orientadora pedagógica no município de Bom Jesus do Itabapoana.

disporem e se empenharem em repensarem sua prática. Para García Pérez( 2000), estudar a prática pedagógica dos docentes conduz a um melhor entendimento de sua atuação, possibilitando uma análise do seu desenvolvimento profissional e consequentemente melhorias em sua prática. De acordo com Porlán e Rivero( 1998), os professores são os únicos que podem fazer evoluir o modelo de ensino dominante, o que justifica a investigação de suas concepções e seus modelos de ensino. Diante do exposto, percebe-se que o modelo de ensino desejável para promover a formação de um estudante crítico e que participe de forma ativa da construção do seu conhecimento requer que o professor adote uma prática diferente da tradicional. O papel do professor em um modelo de ensino mais adequado, que forme um aluno mais crítico e que seja ativo na construção de seu conhecimento, em nada se relaciona ao docente que detém o saber científico e transmite esses conhecimentos para seus discentes. O papel do professor deve ser o de colaborador no processo de ensino e aprendizagem. Para tal, seria bom que os professores conhecessem e utilizassem metodologias de ensino diferenciadas,

11