MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA- CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
na qualidade da matéria-prima, obtendo um leite com qualidade diferenciada quando comparado a sistemas que não utilizam esta tecnologia.
Ao ser encaminhado à indústria, o leite atinge também as fases finais da cadeia produtiva, pois é de lá que o produto recebe os tratamentos necessários para ser comercializado e destinado à mesa do consumidor final, seja na forma in natura, ou ainda de diversos derivados lácteos.
No processo de beneficiamento, o sistema mais utilizado para comercialização e que demanda maior tecnologia é o processamento de Leite UHT( ultra high temperature), que consiste em uma forma de pasteurização mais rápida. Onde o produto é submetido a uma elevada temperatura( 130 ° C a 150 ° C), durante um breve período( 2 a 4 segundos), em processo térmico de fluxo contínuo. Após estas etapas, é imediatamente resfriado a temperaturas inferiores a 32 º C e envasado em embalagens hermeticamente fechadas.
Vale ressaltar, que o processo de fabricação de derivados do leite também emprega inovações, como os variados equipamentos utilizados na fabricação de queijos, como prensas e tanques controladores de temperatura, ou ainda, o sistema dispendido para confecção de Leite em Pó e produtos desnatados e sem lactose. Apesar da tecnologia aplicada em todos os processos de produção, o leite e seus derivados também demandam trabalho manual, por conseguinte, oportunizam emprego no setor da agroindústria.
CONCLUSÃO
Dessa forma, o leite e seu segmento como um todo, quando bem explorado, além de um alimento saudável e nutritivo, possui uma cadeia produtiva que é responsável por movimentar pessoas entre profissionais, produtores, empresas e consumidores, exercendo um papel imprescindível na sociedade. Leite é saúde, mas também pode ser renda, trabalho e tecnologia, que transcende os limites do campo e manifesta sua importância também no espaço urbano do Brasil e de outras regiões do mundo.
Logo, a elaboração desta pesquisa oportunizou o aprofundamento por parte dos alunos em relação a processos que antes pareciam tão inerentes a vida cotidiana. Bem como, a obtenção de conhecimento prático tanto do segmento leiteiro e seus manejos, quanto da notável melhora que o emprego da tecnologia traz até mesmo para o setor rural.
A integração das áreas do conhecimento é esclarecedora no sentido de transpor preconceitos estabelecidos pela falta de conhecimento e experiência. A tecnologia
27