Fábrica de Bolachas
Os doces alemães sempre foram famosos em diversos lugares do mundo. Na Alemanha, houve uma época na qual apenas os monges tinham acesso aos ingredientes mais nobres, que também poderiam ser utilizados como medicamentos. Com o passar do tempo, os biscoitos foram ganhando tanta popularidade que passaram a ser produzidos pelas famílias, e posteriormente, as receitas foram ensinadas de geração para geração. São Pedro de Alcântara ainda mantém vivo este aspecto cultural germânico.
A produção de biscoitos da família Junckes, neste município catarinense, começou com uma tradição e acabou virando o negócio da família. Ana Felipe da Silva sempre quis ter seu negócio próprio, então resgatou as antigas receitas de sua avó, e com a ajuda de sua mãe e tia, começou a produção de bolachas em sua casa, há cerca de 3 anos. Os primeiros pedidos foram de amigos, mas logo a produção foi expandida com o auxílio financeiro da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).
Hoje em dia, a fábrica dos biscoitos está instalada na área rural de São Pedro de Alcântara. As funcionárias trabalham de segunda a sexta, começando o trabalho às 8h, e terminando apenas quando acabam todos os pedidos. A “Junckes Produtos Caseiros” produz em média 700kg de biscoitos por ano, sendo que cada pacote do produto custa em média R$4,00.
TEXTO: Júlia Brunetti
FOTO: Lara Berns
FOTO: Lara Berns
Bolachas à venda no estabelecimento da família Junckes.
Biscoitos sendo produzidos e embalados.
16