A cachaça é uma bebida típica brasileira, que não só representa um marco na história do país, como também na trajetória dos alcantarenses.
A história da aguardente tem início no século XVII, quando nos engenhos, o caldo obtido através da moagem e fervura da cana – de – açúcar – para posterior resfriamento e formação da rapadura – desandava, e então, formava-se um líquido fermentado que posteriormente passou a ser ingerido.
Na pequena cidade catarinense, a cachaça ainda é feita de forma caseira e artesanal – com a cana cortada à mão - o que a torna diferente das produzidas em destilarias, locais onde as folhas da planta são queimadas. Sendo assim, a cana-de-açúcar utilizada nos alambiques é anteriormente selecionada, o que gera uma cachaça de qualidade superior.
Outro fator que atribui aromas e sabores à bebida é o período de descanso. Durante este tempo, a aguardente é estocada em galpões durante anos. Ademais, a produção ocorre anualmente, sendo iniciada a partir do melado.
A produção da bebida nos alambiques é uma das principais atividades econômicas de São Pedro de Alcântara, além de manter viva a tradição de fazer cachaça à moda antiga.
Produção de Cachaça
TEXTO: Flávia Borba
FOTO: Ana Paula Frassetto
15