concepção ontológica do homem , abdicamos , pois , de tentar ‘ adaptar ’ certos termos a uma linguagem mais acadêmica ( ou especializada ) em português . Disto se excluem algumas passagens no posfácio do organizador , pelo fato de este procurar justamente esclarecer vários aspectos com relação à psicologia de hoje . Cabem ainda , aqui , algumas observações de caráter pragmático :
A epistemologia de Steiner baseia-se , por um lado , na disciplina do processo de observação e de pensamento , segundo o método fenomenológico por ele desenvolvido a partir de seu trabalho na edição dos escritos científicos de Goethe . A outra base apoia-se na tradição espiritual do Ocidente , assumindo claramente uma visão também espiritualista de mundo , independentemente de credos ou igrejas institucionais . Esses pressupostos metafísicos não devem ser tomados , por quem estuda Antroposofia , como crenças ou dogmas , mas como hipóteses de trabalho . Não é necessário que o profissional que adota uma linha de atuação orientada pela Antroposofia creia a priori nesses postulados , mas confronte-se com eles e , assim , adquira consciência de sua própria visão filosófica de ser humano , com a responsabilidade ética inerente a ela .
Aqui se distinguem , portanto , dois diferentes campos : o das premissas metafísicas e filosóficas , que é assunto de questionamento interno do profissional , e o da construção das áreas de conhecimento , como Agronomia , Medicina , Psicologia , etc ., que têm limites definidos e não se misturam com o primeiro campo , embora dele derivem .
O desenvolvimento das diferentes áreas profissionais é consequência coerente desse conjunto de premissas . Se elas forem pertinentes , suas aplicações práticas devem ter eficácia comprovada empiricamente e estar de acordo com os achados científicos modernos .
A psicologia baseada na Antroposofia , por decorrência de seus pressupostos , visa a promover o desenvolvimento de uma consciência ética individualizada , dentro do princípio da liberdade . A ‘ iniciação ’ do médico se faz por meio da substância ; a do psicólogo , por meio do vínculo , do ‘ ser com ’. Este último não prescreve substâncias nem se utiliza de técnicas que induzam a estados alterados
8