com o crescimento da luz artificial, a luz natural não foi esquecida, ambas se alternaram, ganharam funções distintas nas soluções projetais. Nos seus trabalhos finais Frank Lloyd Wright, em meados dos anos 50, evidencia o seu interesse de equidade entre a luz natural e a luz artificial.
Entre os anos 80 e 90 viu-se um avanço considerável na tecnologia da iluminação artificial. Entretanto, alguns arquitetos cultivaram o diálogo entre a luz natural e a artificial de uma maneira sem antecedentes, tornando a luz como o eixo de suas ideias.
Por fim, no final século XX, já na atualidade, o foco mirou para a arquitetura noturna, ao propor a valorização dos elementos sólidos das edificações, criando uma imagem cenográfica, porém, sem esquecer dos efeitos diurnos.
Vale a pena ressaltar, com avanço histórico da compreensão do uso da luz evidenciou –se a necessidade do indivíduo e como a luz o faz dialogar com os elementos construtivos. E estes, não só exercem a sua função, como também ganham vida, comunicam e ultrapassam os limites para qual foram criados.
Casa de Mel: Conceito e Partido
Uma coincidência inusitada nos levou ao conceito, a partir das primeiras imagens que nos remete a colmeia: Mel. Mel é o codinome de nossa cliente Melissa Regina. Diante da interessante vida das abelhas...e desprovidos de qualquer acaso, o que nos faz lembrar quando pensamos em colmeia?
Dissecando as inúmeras alternativas, chegamos aos seguintes víeis: aglomeração,Representação Planta baixa racionalização, harmonia, funcionalidade.
O projeto com cerca de 230m² destina-se a residência unifamiliar. Edificação com dois pavimentos e um bloco adjunto. Assim aglomeraremos salas de estar e jantar, cozinha, despensa, dependência de emprega, lavabo, suítes, dormitórios, closet, home office, terraço, garagem, além de uma ampla área verde. A obra será implantada num terreno com 428,4 m², na Rua Jornalista João Batista de Santana, bairro Coroa do Meio, Aracaju – Se.
O conceito do Museu do Guggenheim, em Nova Iorque, onde a iluminação indireta das paredes que cercam o famoso aclive que se desenvolve em espirafavorece que a obra de arte seja contemplada sem distração.