" COISA DE BAIANO "
É praticamente unânime a ideia de que existe preconceito contra nordestinos no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país. Digo praticamente unânime, porque algumas pessoas ainda tentam negar a existência de tal preconceito. Sempre existem aqueles que dizem: "ah! Isso é besteira, não existe", tentando ocultar aquilo que é evidente. Muitas vezes de evita debater o preconceito contra nordestinos. Alguns se abstêm a discutir o tema por receio de expor ou até desvendar preconceitos internalizados.
Mas, o fato é que existe preconceito contra os nordestinos por parte da maioria da população do Sul e do Sudeste do Brasil, principalmente contra aqueles que saem do seu lugar de origem em busca de uma vida melhor para si e para sua família no Sudeste e Sul do país os migrantes. Quem nunca ouviu expressões do tipo "coisa de baiano" quando se quer depreciar o serviço de alguém? O "pessoal de cabeça chata" ou "paraibas" são termos pejorativos utilizados para designar os nordestinos no Rio de Janeiro; em São Paulo, quando alguém quer se referir a um nordestino utiliza a expressão "baiano".
A imagem que os sudestinos e sulistas têm do Nordeste passa pelo seguinte imaginário coletivo: analfabetismo, a miséria, a seca, o flagelado, homem rude e a mulher caipira, o nordestino é sinônimo de pobreza, baixa estatura, feio, moreno, sempre inferior e sempre aquela pessoa que tenta ir pra São Paulo ou para o Rio de Janeiro em busca de uma oportunidade de trabalho.
5