2. Nossa expectativa é que os alunos percebam a diferença entre os dois livros. O primeiro, apesar de ser um clássico, é menos conhecido, e portanto o apelo se direciona para a importância da obra. Já o segundo, sendo mais conhecido e inclusive alvo de adaptações televisivas e cinematográficas, não necessita deste tipo de apelo, e sim de um foco para seu enredo.
3. Por ser uma resposta pessoal, esperamos dos alunos que consigam justificar sua preferência levando em consideração o que foi aprendido sobre o gênero sinopse, bem como todas as reflexões feitas ate aqui a respeito dele.
O Público-alvo
1. Esperamos que os alunos percebam, pela utilização da linguagem mais simples e de termos mais próximos ao universo infantil que o público-alvo dos livros são crianças.
2. A resposta esperada para esta questão é de que os possíveis leitores - crianças - se interessem por estas características, que seriam as mais marcantes de cada personagem. Além disso, são adjetivos de fácil compreensão, cujo público já teria certo contato, facilitando o entendimento e, por consequência, o interesse pela leitura
3.
a. Positivos no contexto, mas alguns poderiam ser negativos em algum outro, como "crua", "seca", "proibido".
b. Queremos que os alunos vejam que adjetivos foram escolhidos com o intuito de chamar a atenção - pelo choque ou curiosidade - dos potenciais leitores que buscam isso em suas leituras.
c. Espera-se que os alunos vejam que, dependendo do contexto, um adjetivo pode ou não ser positivo, e que uma pessoa "seca" tem um juízo de valor negativo por não responder muito bem a emoções no geral, enquanto a escrita "seca" pode ser vista como direta, sem rodeios, por assim dizer.