SD - SINOPSE DE LIVRO SEQUENCIA DIDÁTICA | Page 31

Atividades: substantivos e adjetivos na sinopse de livro

USO RESTRITO. VENDA E DISTRIBUIÇÃO PROIBIDAS.

1. Nossa expectativa é a de que os alunos percebam os adjetivos como modalizadores, ou seja, que os efeitos de sentido mudam completamente de acordo com os termos utilizados e que a escolha de certos termos nunca é feita de maneira aleatória, não pensada. No caso da sinopse de livro, há sempre o convencimento dos potenciais leitores em jogo, o que deve ser bastante enfatizado pelo professor.

2.

a. A ideia desta questão é parecida com a questão anterior, mas desta vez tendo em mente que diferentes substantivos também compõem uma estratégia de instigar o leitor a ler - sempre há o uso de palavras sugestivas, que despertam o interesse ou chamam a atenção de maneira mais efusiva.

b. Espera-se que os alunos respondam afirmativamente e que justifiquem pensando que na língua há palavras de maior e de menor peso/significação e que correspondem a sentidos mais ou menos profundos, instigantes, superficiais etc.

3.

a. Esperamos que o aluno perceba que o grau de imparcialidade na sinopse de livro é, em geral, bem baixo, uma vez que a intenção dos editores é a de vender mais livros quanto o possível, no caso dos editores, e atrair o leitor para uma leitura que acredita ser agradável ou enriquecedora, no caso dos autores de sinopses do Skoob. Não é por acaso que os livros têm sinopses tão atraentes.

b. Positiva, uma vez que o intuito é, se não vender, fazer o maior número de leitores possíveis.

BOX em MODALIZAÇÃO: esperamos que os alunos reflitam sobre as modalizações mais comuns em uma sinopse de livro, que são as epistêmicas. O professor pode comparar com os outros tipos, ou pegar outros textos e trabalhar em sala de aula somente a epistêmica.