Saci Pererê - 100 anos do Inquérito 2018 | Page 26

Saci nos Quadrinhos Um breve percurso pelas várias personificações do duende brasileiro nos quadrinhos nacionais
Andriolli Costa

Quadrinhos

Saci nos Quadrinhos Um breve percurso pelas várias personificações do duende brasileiro nos quadrinhos nacionais

Andriolli Costa

Se Monteiro Lobato ( re ) apresentou o saci para muitos brasileiros na primeira metade do século XX , o perneta teve um outro pai bastante importante na metade seguinte : Ziraldo . Lançada em 1959 , a Turma do Pererê foi a primeira revista em quadrinhos nacional totalmente colorida publicada no país . Mas as cores realmente brasileiras não estavam na gráfica , mas no texto .
“ O Pererê decidiu que seria uma revista muito brasileira . Ela nasceu junto com o cinema novo , a poesia concreta , o teatro nas ruas , a poesia processo , a bossa nova ”, conta Ziraldo no prefácio de Todo Pererê , publicado em 2002 pela editora Salamandra . Além do esperto personagem título , a história contava ainda com personagens bastante conhecidos dos contos populares brasileiros : a onça , o tatu , o jabuti , a boneca de piche e , é claro , o indiozinho Tininim .
A revista acabou em abril de 1964 , pouco após o Golpe Militar que instaurou a ditadura no Brasil . Era muito comunista para os padrões da época . Deixou um vácuo de histórias em quadrinhos com sacis preenchida principalmente por zines e publicações independentes , mas pouca coisa duradoura . Foi em uma dessas revistas , a Heróis em Evidência , que Hélio Guedes publicou a primeira história dos Seres da Mata .
O saci de Hélio é totalmente estilizado , quase alienígena . Sem boca ou nariz aparente , chama atenção pelos grandes olhos amarelos sem pupilas . A carapuça vermelha parece quase unida ao corpo , e se destaca junto aos braceletes e a tornozeleira da mesma cor . Junto aos seus primos , Curupira e Romãozinho , o trio já enfrentou caçadores , alienígenas e até mesmo uma versão do Superman . As histórias atualmente estão sendo republicadas sem periodicidade no site Mundo Brasil HQ .
Na mesma década , em 1995 , o quadrinista Altemar Domingos cria Jaguara . A história , publicada em livro 10 anos depois pela Via Lettera , conta A história de uma índia que deve passar por uma provação para se tornar líder da tribo dos Krenakores . Para tanto , enfrenta o terrível Jurupari e seus servos malvados , entre eles o Saci Ayba . Capaz de se transformar no que quiser , este saci é praticamente um simbionte das histórias do Homem-Aranha .
O Saci Ayba , de Jaguara . Por Altemar Domingos
Tentativas de criar um saci super-herói existiram várias . O Guerreiro Vermelho , criado pelo Sport Club Internacional de Porto Alegre , em referência ao mascote do time chegou a ter duas edições na HQ Saci , Escurinho & Cia . Era um saci guerreiro , com perna mecânica e a carapuça fazendo as vezes de gorro para esconder sua identidade . O roteiro era de Thedy Corrêa , vocalista da banda Nenhum de Nós , e a arte de Geraldo Borges .
Há ainda as histórias que por um motivo ou