Saci Pererê - 100 anos do Inquérito 2018 | Page 25

Como eu sou escritor , gosto muito de escrever sobre esse personagem da cultura Guarani , o Jaxy Jaterê , e tenho um livro chamado Ajuda do Saci . É um livro que escrevi para mostrar um pouco desse personagem tão importante na nossa crença . Quem ler poderá ver um Saci indígena . Também tenho um livro que se chama O Presente de Jaxy Jaterê , em que conto a história de uma índia que quer pedir ajuda ao Jaxy Jaterê , fica com medo , mas resolve numa noite ir lá , leva fumo e fica na esperança de que ele ajude .
Tenho outro livro também com outro título . Tupã Mirim - O pequeno guerreiro vai contar a história de um kurumim que nasce com um braço apenas . Ele cresce com vergonha de não ter um dos braços , mas resolve pedir ajuda ao Jaxy Jaterê . Nisso o garoto será ajudado por ele onde irá dar um braço invisível e que terá uma nova vida , mas sem poder contar aos outros . E os outros da aldeia ficam assustados por como ele pode fazer tudo aquilo .
Pretendo escrever , mais outros trabalhos sobre , porque temos que continuar acreditando nele e nossas crianças também . Como hoje temos escolas nas aldeias do Brasil é bom porque podemos continuar contando e ao mesmo tempo registrando essas histórias sobre ele , inclusive os jurua kuery ( não-índios ).
Na verdade cada povo tem uma crença num protetor da floresta . Nós Guarani acreditamos nesse personagem que tem o nome de Jaxy Jaterê , e outras etnias indígenas tem a mesma crença num protetor da floresta , mas na língua deles , com outro nome . Já no mundo africano acredito que seja assim também , por isso o negrinho de uma perna como é ensinado , é o protetor da floresta também . Na Ásia acredito que tem povos também que acreditam num protetor da floresta , mas na língua deles como nomes diferentes e a visão de como é do jeito deles . Por isso se temos uma imagem , a nossa crença fica do jeito que acreditamos desde os ensinamentos dos antigos .
Por isso é importante que as pessoas aprendam essas duas histórias . Que saibam sobre o Saci negrinho de uma perna , contada até os dias de hoje , mas que conheçam o nosso também . Os dois são importantes e isso faz com que nós indígenas e os negros sejam valorizado através das histórias que são contadas .
Olivio Jekupé é escritor , poeta e palestrante , morador da aldeia Krukutu , uma comunidade Guarani em São Paulo .