Saci Pererê - 100 anos do Inquérito 2018 | Page 24

Olívio Jekupé

Artigo

Artes de Tupã Mirim - O Pequeno Guerreiro . Livro de Olívio Jekupé , com ilustrações de Taísa Borges

Saci , Protetor da floresta

Olívio Jekupé

Na cultura Guarani temos um personagem que se chama Jaxy Jaterê . Esse personagem segue a imagem indígena também , ele é o protetor da floresta e não gosta que as pessoas fiquem matando os animais por brincadeira . É um índio que tem duas pernas e usa um colar que lhe dá poder para fazer o que quer , ou ficar invisível se for o caso .
Ele também ajuda as pessoas quando gritam seu nome na floresta . Muitas vezes podemos ir na floresta pedir alguma coisa , mas tem que ser a noite e ele gosta que ao ir levem um pedaço de pety ( fumo de corda ), e gosta muito de pitar , por isso tem sempre um ( petygua ) cachimbo em sua mão . Mas tem que ser pedido sério , não coisa para enriquecer . Uma vez contei essa história na cidade para as pessoas e aí uma veio me falar se poderia pedir para ganhar na Tele Sena . Que doideira , claro que não . Ele existe não é para isso . Ajuda de outras formas .
Por isso nós na tekoa ( aldeia ) falamos do Jaterê , não do Pererê . Na língua Guarani , inclusive , Pererê é um palavrão , quer dizer peidorreiro . Nós temos o costume de ensinar as crianças sobre esse personagem Jaty Jaterê e que faz parte da nossa tradição . O que ensinamos não é um folclore , é uma história verdadeira , um personagem que nós acreditamos muito e por isso é que temos que continuar ensinado nossas crianças , assim como acontece com os não-indígenas . Como exemplo tem os católicos , acreditam em Nossa Senhora , por isso fica chato se eu falar que isso é um folclore , porque os católicos acreditam e se algo faz parte de uma crença , então , é verdadeiro , e não folclore .
Aqui no Brasil falam do saci negrinho de uma perna . Sei que esse personagem veio com as crenças africanas e na verdade também é o protetor da floresta lá , e como veio junto nas crenças , os negros usaram o nome indígena para proteger o nome africano . Por isso pegou o nome Guarani , Jaxy Jaterê para falar desse personagem . Mas pronunciaram errado e o nome Jaxy foi pronunciado Saci . Tudo bem , erro de palavras .
No Paraguai , por exemplo , todos falam Guarani . Tanto os índios quanto os não índios . E se você chegar lá , falar do nome Jaxy Jaterê , todos irão falar sobre ele . É que esse conhecimento indígena é comum por lá . Se for falar do negrinho de uma perna , conhecido como Saci , eles não irão falar porque não é comum . Mas é comum aqui no Brasil .