Saci Pererê - 100 anos do Inquérito 2018 | Page 27

outro ainda não foram efetivamente publicadas , mas cuja promessa é logo ver a luz do sol . É o caso de Vento Ventania , de Lancelott Martins , o criador da página HQ Quadrinhos . Ventania é um saci que escapou do mundo mágico e veio até nosso mundo , sofrendo por isso a penalidade das leis do Tribunal de Sacis . A entidade possui duas pernas , mas como se locomove por um redemoinho passa a impressão de ter uma perna só . Como o ilustrador Bruno Lima está muito envolvido com projetos para o exterior , o prazo para a publicação da HQ ainda permanece indefinido .
Outro projeto que tentou vez tentou encontrar seu lugar ao sol com a ajuda do crowdfunding foi o mangá Caçadores de Montros , de Paulo Gutemberg ( o Wildwing ) e Richardy Henrique . Na história , que lembra um pouco Yu Yu Hakusho , Douglas é um adolescente de 16 anos que acaba libertando terríveis criaturas aprisionadas no nosso mundo . Ao tentar recaptura-las , morre no processo e se torna um ser meio homem , meio fantasma . Seus parceiros são Nathan , com quem cria uma equipe de caçadores , e o próprio Saci Pererê .
Caçadores de Monstros , por Richardy Henrique
O universo dos mangás brasileiros possuem diversos sacis . Em Chico Bento Moço ele fez suas aparições , guiando o jovem em seu caminho para a cidade grande . Há também os sacis em Folclorianos de Odoberto Lino – já mencionado aqui neste especial . Existem vários sacis na obra de Odoberto , que vão do tradicional - amigo e parceiro do Curupira na proteção da mata , até os sacis espirituais , demoníacos e lendários . Um de seus sacis canibais possui a perna atrofiada pendente na cintura , e dentes serrilhados com os quais se alimenta de carne humana .
Há ainda o saci de Cruel , mangá criado por Allan Ruy em 2010 e indo para sua décima edição . Num cenário que mescla Brasil e Japão , Sorato liberta um demônio da garrafa que acaba lhe entrando garganta abaixo , cometendo uma série de atrocidades enquanto o garoto dorme . Um dos servos do demônio que acaba despertando junto é o Saci , que nesta versão era um escravo que teve sua perna arrancada por um capitão do mato e jurou servido ao diabo em troca de poderes .
Outra obra com certa influência do mangá é a HQ Folks , de Fábio Dino , uma webcomic que estreou em 2011 e ao longo de dois anos lançou cinco edições . A antagonista imediata da história é a Kuca . Ou melhor dizendo , Kety Uchoa Catheirne Arruda . Uma mega-empresária e feiticeira de sucesso , que realiza magias graças aos aplicativos de seu celular . Para derrotá-la , Negrinho do Pastoreio , Iara e Curupira se unem ao Saci , um grande lutador que se fazia de mendigo nas ruas de São Paulo .
Não podemos esquecer ainda de Salomão Ventura , caçador de lendas . A criação de Giorgio Galli publicada em 2010 acompanha o misterioso Salomão , que persegue assombrações que compreendemos como lendas . O saci , antagonista da primeira HQ do personagem , era um menino morto pelo padrasto bêbado a golpes de machado que retorna como um espírito da vingança . Este saci não usa carapuça , mas tem o topo da cabeça eternamente em chamas .
Grande parte destas HQs estão disponíveis em ordem sistemática na plataforma Social Comics , uma grande oportunidade de circulação da obra independente . Esperamos muito mais histórias de saci este ano para circular pela rede !