Revista YES Gabriela | Page 8

Batente

LUZES,CÂMERAS E MUITA ação!

Escrever, dirigir, produzir, sonorizar, editar... são essas (e muitas outras) as tarefas de um cineasta. Que tal saber mais sobre essa profissão fascinante?

Cinema da FAAP, acha que a profissão é para pessoas dispostas a abrir mão de feriados, finais de semanas e noites e para quem está sempre atenado.

Calma! Desse jeito, parece até que a vida de cineasta é um filme de terror! Mas, por trás de toda trabalheira, tem a satisfação de ver a obra na tela. O cinema brasileiro tem crescido muito nos últimos anos, e esse sucesso todo só tem ajudado a valorizar a carreira, gerando faculdades melhores, mais filmes sendo exibidos, mais dinheiro e, logo, mais oportunidades.

fazer o curso de Cinema porque está na moda e acham que vão ficar famosas. Daí, percebem o trabalho que dá e fogem!", conta Gustavo Calenzani, que está prestes a se formar em cinmea pela AIC (Academia Nacional de Cinema). O curso dele, por exemplo, teve início em 2007, com 24 pessoas inscritas. Hoje, a seis meses da formatura, restam apenas 6 alunos.

Não é fácil aguentar o ritmo. O professor Eliseu Lopes Filho, vice-coordenador do curso de cCinema

Esqueça a imagem glamurosa do diretor no meio do set, rodeado pos astros e estrelas, gritando "ação!" e "corta!". Para fazer filme, principalmente no Brasil, tem que ralar, correr atrás de patrocínio, perder noites de sono e ter muita paci~encia e paixão.

Paciência porque entre criação do roteiro, produção, gravação, edição e distribuição de um longa-metragem podem se passar vários meses e até anos. Tem que ter paixão para dedicar sua vidaa um projeto. "Muitas pessoas começam a

Por: Milena Puig