Os diretores auxiliam os atores na gravação de uma cena do filme Crepúsculo.
O QUE FAZ UM CINEASTA?
Como já deu para perceber, o cineasta faz muita coisa, mas o que as pessoas não sabem é que nem só de grandes produções vive o profissional. Hoje em dia, existem oportunidades na produção de comerciais, matérias de telejornais, videoclipes, vídeos institucionais e acadêmicos, CD-Room, animação em 3D e trabalhos audiovisuais vinculados na internet. Então, apesar de muita gente ainda começar o curso com vontade de ser diretor de Cinema, muitos acabam descobrindo outras paixões no caminho, e seguem um rumo bem diferente do imaginado no dia da matrícula.
O youtuber Gabriel Herdy conta um pouco sobre a faculdade de Cinema. Confira!
COMO FUNCIONA O CURSO?
As escolas costumam incluir em sua grade curricular História do Cinema, Teoria Cinematográfica, Fotografia, Edição, Sonorização, Direção, Montagem etc. Os alunos mexem com cãmeras, luzes, microfones, mesas de edição... e tudo o mais que envolva a produção de um filme, para que saiam com conhecimento geral da arte e consigam entender todo o mecanismo das cãmeras.O curso dura em média 4 anos.
ONDE ESTUDAR
BA- Salvador: FTC
DF- Brasília: Iesb
MG- Belo Horizonte: UNA
SC- Florianópolis: UFSC;
Palhoça: Unicsul
RJ- Niterói: UFF;
Rio de Janeiro: Estácio, PUC, UGF, UniverCidade
SP- Salto: Ceunsp
São Bernardo do
Campo: Metodista;
São Paulo: Anhembi,
Morumbi, FAAP, Unicsul
PALAVRAS DE QUEM SABE O QUE FALA
"Um cineasta não tem rotina. Enquanto escreve um roteiro, fica trancado em casa, madrugadas adentro, sozinho ou acompanhado de um co-roterista. Quando filma, acorda às quatro da manhã e trabalha até oito, nove da noite, cercado de problemas. Quando está finalizando o filme, se tranca em uma ilha de edição com horários rígidos, angustiado com as opções que lhe restam. E, finalmente, quando o filme estreia, ele viaja para apresentá-lo no país (ou no mundo todo), para que, em menos de duas horas, alguém, sentado numa confortávem cadeira e comendo pipoca com a namorada, julgue esse trabalho insano."
-Cacá Diegues, cineasta.
Leia mais:
www.casacinepoa.com.br