Revista Virtual - Meninas na Química n. 2. Maio de 2020 n. 2. Maio, 2020 | Page 9

Sabão e detergente contra o Corononavírus

Detergentes são substâncias semelhantes aos sabões, mas obtidas atualmente do petróleo. Tanto o sabão quanto detergente, possuem substâncias tensoativas como componente principal. Essas substâncias interagem com a membrana que recobre vírus e bactérias, solubilizando-a com a consequente destruição do agente patógeno.

Uma partícula viral possui proteínas em sua superfície e pode ou não ter uma camada de lipídios que a envolve. Assim é formada a membrana que recobre os vírus. A membrana do coronavírus tem proteínas e uma bicamada lipídica bem organizada. Esta estrutura oferece proteção à partícula viral, mas pode ser desestabilizada pela ação dos tensoativos presentes em sabões e detergentes.

Quando isso acontece, as proteínas da membrana da partícula viral ficam expostas também aos tensoativos que interagem com elas, causando sua desnaturalização. Assim, o vírus fica inativo. Mas, para que isso ocorra é necessário manter o contato entre o vírus e o sabão pelo menos 20 segundos.

Desta forma, sabão e detergente são aliados na luta contra o coronavírus, pois não só o eliminam das superfícies levando-o dentro das micelas que são formadas, mas podem também ajudar na sua inativação.

Pizzirusso, A., et al. (2017). Biomembrane solubilization mechanism by Triton X-100: a computational study of the three stage model. Physical Chemistry Chemical Physics, 19(44), 29780–29794. doi:10.1039/c7cp03871b.

Lave suas mãos com água e sabão sempre que puder e demore mais de 20 segundos para a espuma fazer efeito!

Ouça essa musica para se inspirar!

09