Revista Virtual - Meninas na Química n. 2. Maio de 2020 n. 2. Maio, 2020 | Page 10

O QUE AFINAL É O FAMOSO

Durante a pandemia da doença registrada como COVID-19, causada pelo novo Coronavírus, o que mais se escuta falar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é “Lave as mãos com água e sabão ou use higienizador à base de álcool 70%, para eliminar o vírus que pode estar nas suas mãos”.

Mas, você sabe o que é o álcool? O que significa 70%? Por que deve ser 70%? Vamos tentar compreender um pouco sobre essas questões!

Figura 1: fómula estrutural do etanol

Álcoois são uma classe de substâncias químicas compostas por uma cadeia de átomos de carbono ligados entre si e a átomos de hidrogênio. Além de estarem ligados a átomos de hidrogênio, ao menos um dos átomos de carbono está também ligado ao que chamamos de grupo hidroxila, ou seja, um grupo formado pela ligação entre átomos de oxigênio e de hidrogênio.

Na Figura 1, apresentamos a fórmula estrutural de uma substância química classificada como um álcool, o etanol. Ele é composto por dois átomos de carbono (C) na cadeia principal, 6 átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O).

Comercialmente, é chamado de álcool etílico e, por ser o álcool mais usado por nós, consumidores finais, o chamamos somente de álcool. O etanol está presente nas bebidas alcoólicas, em produtos de limpeza, em medicamentos, como combustível de automóveis etc. O Brasil é um grande produtor de etanol. Aqui, ele é produzido principalmente a partir da fermentação do caldo da cana-de-açúcar.

Fig 2: cortador de cana /Fig. 3: bebidas alcólicas / Fig.4: produtos de limpeza

Fonte Fig. 4: https://respostas.sebrae.com.br

Fonte da imagem:www.biomedicinapadrao.com.br

?

10