Revista Virtual - Meninas na Química n. 2. Maio de 2020 n. 2. Maio, 2020 | Page 11

Assim como outros produtos químicos, o álcool não é vendido puro, mas sim misturado à água e a outras substâncias químicas. Portanto, ao comprar um frasco de álcool, precisamos saber o quanto de álcool existe naquela mistura, já que, dependendo da sua quantidade, a mistura terá diferentes aplicações.

No caso do álcool vendido comercialmente, 70% representa a porcentagem, em massa, de álcool na mistura contida no recipiente. Isso significa que, em 100 g da mistura, existem 70 g de álcool etílico.

Podemos expressar essa quantidade de álcool na mistura por meio de uma unidade de concentração denominada porcentagem massa por massa e representada por %

m/m. Assim, 70% m/m = 70 g de álcool em 100 g de solução.

INPM – Instituto Nacional de Pesos e Medidas e o °INPM. Indica uma relação percentual

de massa, então 70º INPM é igual a 70% m/m.

GL - Gay-Lussac e o °GL. Refere-se a uma relação percentual em volume (% v/v)

% v/v - Porcentagem volume por volume que representa o volume de álcool (em mL)

em 100 mL de mistura.

É importante entender que existe diferença entre o °INPM e o °GL, pois eles medem grandezas diferentes:

°INPM → % m/m

°GL → % v/v.

O etanol possui densidade 0,789 g/cm3, isso significa que um álcool 70 °INPM representa um álcool 77 ºGL. Portanto, os teores de álcool em °INPM e °GL só seriam iguais se a densidade do etanol fosse 1,0 g/cm3 (igual ao da água), mas não é...

Por que é preciso usar o álcool 70%?

Na concentração de 70% m/m, o álcool não desidrata a parede celular do microorganismo, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas e, assim, exercer a atividade bactericida, virucida e fungicida (Ferreira et al., 2016).

Por que 70% e não 100%?

O que são todas essas siglas nos rótulos?

11