REVISTA VEREDAS NEWS 3ª EDIÇÃO | Page 12

12

A cachoeira do Ferro Doido, em Morro do Chapéu, uma famosa atração turística da cidade, foi atingida por um grande volume de água proveniente das fortes chuvas que caíram em toda região. A cachoeira fica na área de preservação ambiental do monumento do Ferro Doido, criada em 1998.

O volume de água que percorriam o leito do rio na cachoeira surpreendeu as pessoas transitavam na região. A chuva que cai na região desde 12 de novembro, se intensificou nesta quarta-feira, feriado da proclamação da república

regando o solo e revivendo os córregos e aguadas dos sertanejos que sonham o plantio e o cultivo de feijão, milho, batata, abóbora, aipim, inhame etc. Com terra molhada o alimentando é farto na mesa dos sertanejos.

Os moradores informaram que no final de semana anterior, iniciou as chuvas em várias cidades da chapada e piemonte da chapada, trazendo um crescente volume de água enchiam o leito do rio, onde durante a maior parte do ano não consegue manter a correnteza para suprir a cachoeira em virtude da escassez de água. Quando normalmente caem as chuvas, surgem quatro quedas dáguas que encanta a todos, transformando o local em um santuário natural e paradisíaco, se precipitando em um cânion com 98 metros de altura, seguindo ao encontro com o rio Jacuípe.

As fortes chuvas ao norte da chapada diamantina, trazem expectativas promissoras aos agricultores e produtores rurais de toda região.

O SERTÃO É AGRACIADO COM INTENSAS CHUVAS QUE RAGAM O SOLO E FAZ BROTAR ESPERANÇA

chuva transborda cachoeira do ferro doido na chapada.