No pronunciamento do Prefeito José Adriano, foi dito sobre a importância do ato solene, e parabenizou a mais nova e ilustre filha de Mundo Novo/Ba; que a acolhe alegre e sincera. E, após todos os discursos proferidos, o Presidente Antonio Fernando de Oliveira, passa a palavra para o Secretário A-DOC, Jose Carlos Barreto de Aráujo, que encerra a sessão solene de entrega do Título de Cidadã.
O Presidente concedeu a palavra para o Vereador José Carlos Barreto, autor do projeto, o qual em seu discurso versou a importância do relevante serviço prestado desde seus feitos praticados como juíza substituta da Comarca de Mundo Novo/Ba, e enfatizou que em virtude do saneamento efetivado no acervo processual, a Casa Legislativa concede o Titulo de Cidadã à mais nova filha da nossa terra.
No discurso proferido pela homenageada, Desembargadora Cinthia Maria Pina Resende, enalteceu sobre a descoberta histórica da cidade de Mundo Novo/Ba; nos anos de 1833, a origem de Mundo Novo está intimamente ligada a um contexto de crise econômica provocada pela grande seca que assolou as Províncias na região nordeste do Brasil em meados do século XIX, pois é senso comum que Mundo Novo foi fundada pela tropa de boiadeiros liderada pelo Sr. José Carlos da Mota, quando aqui chegou declarou: “isto aqui é um Mundo Novo.”
11