Revista Tecnicouro (maio/junho 2021) Ed. 324 - completa | Page 20

fabricante de Equipamentos

A de Proteção Individual ( EPI calçados ) Marluvas iniciou seus projetos para a automação no ano de 2003 , com a aquisição do primeiro robô de asperagem . A partir do investimento , um processo que até então era totalmente manual , passou a ser executado por robô , elevando a produtividade e a qualidade da montagem dos calçados . Nos anos seguintes , a empresa continuou a busca por melhores práticas de mercado e investiu muito forte no seu parque fabril nas diversas etapas que compõem um processo de fabricação de calçados de segurança , como máquina de costura programada , automação na costura de parte dos cabedais , automação para o setor de pesponto , sempre buscando melhorias na produtividade e principalmente na qualidade dos calçados .

Em 2008 , adquire a primeira linha de automação completa para os processos de montagem e acabamento dos calçados com equipamentos agregados , gerando um ganho expressivo em produtividade e melhorando ainda mais a qualidade . A empresa , porém , não parou e segue investindo forte na busca das melhores tecnologias existentes no mundo , para a cada dia aperfeiçoar a sua capacidade produtiva , oferecendo o melhor atendimento aos clientes , denominados Marlovers .
“ Como sabemos não há disponível , ainda , no segmento da indústria calçadista , muitas opções para Indústria 4.0 , todavia , hoje , a empresa conta em seu parque fabril com o que há de mais moderno no mundo , como automação de costura , corte , montagem e acabamento . Além de coleta e tratamento de dados para geração de informações para Gestão ”, assinala o diretor de Operações , Luiz Carlos Mendes , lembrando que no ano de 2015 , a Marluvas iniciou um setor exclusivo para desenvolvimento e implementação de automação através de equipamentos para corte e aplicação de desmoldantes já implantados em todas as plantas produtivas .
20 • maio | junho