Revista Tecnicouro (maio/junho 2021) Ed. 324 - completa | Page 21

indústria de calçados infantis Klin automatizou A etapas do fluxo dos materiais e da produção , desde a chegada das matérias-primas até o despacho do calçado acabado .

O gestor industrial Romildo Ramalho de Brito observa que todas as matérias-primas , antes de serem aprovadas para comporem as coleções , passam por ensaios físico-mecânicos e químicos que avaliam a qualidade e segurança .
Na busca por ganhos de produtividade , redução no consumo de materiais , melhoria de qualidade e diferenciação no produto , os primeiros sistemas a serem automatizados na empresa foram o de Corte , em 2008 , e Costura , em 2009 . Foi nessas seções também que a empresa mais investiu até o momento para implantar sistemas automatizados , através da aquisição de equipamentos e desenvolvimento de software , somando um aporte na ordem de R $ 10 milhões , entre os anos de 2008 a 2010 .
O setor de Pesquisa e Desenvolvimento , após pesquisa com consumidor final , monta o portfólio da coleção e alinha com área de Marketing e Comercial as estratégias de comunicação e distribuição dos produtos . As demandas definidas pela área comercial são compartilhadas com as áreas de Planejamento e Produção , para o desdobramento das necessidades de recursos . Já as entradas de pedidos são organizados pelo sistema de PCP , com a definição da capacidade fabril x recursos existentes .
No processo de alinhamento de demanda com recursos e prazo de entrega , são acionados os fornecedores e a manufatura interna , com prazo definido de entrega . Com os pacotes programados , a cadeia de fornecimento é acionada , seguindo um cronograma de abastecimento na linha do tempo versus processo de fabricação .
No processo produtivo existe um monitoramento sistêmico de cada fase , oferecendo em tempo real a demanda versus tempo de processamento .
A fabricação segue os procedimentos estabelecidos de acordo com conceitos atuais . O processo de logística tem um fluxo sistemático de preparação , embalagem , roteamento e despacho . E o sistema corporativo ERP contempla várias etapas do processo que são geridos por definições de atividades essenciais , seguindo o fluxo e procedimentos , alinhados com a gestão do negócio .
Em algumas fases do fluxo são adaptados outros sistemas de informação para melhorar e agilizar a análise e decisões estratégicas ( Administração e Manufatura ). Na manufatura , foi realizado investimento em duas etapas que demandava maior custo nos recursos ( mão de obra e matérias-primas ).
FOTO DIVULGAÇÃO
Exemplos de processos automatizados
Corporativo - Safetc em parceria com Prisma ( BI ), proporcionando mais rapidez para as informações e a tomada de decisões .
Gestão de negócios - Trovata ( Comercial / campo ), para maior agilidade de comunicação e eficiência operacional .
Corte - 100 % com máquinas automáticas ( Atom ) sistema de encaixe JOB Manager , proporcionando redução significativa em matérias-primas e mão de obra .
Costura - produção com máquinas automáticas e eletrônicas que proporcionam ganhos significativos de produtividade .
Montagem - Produção com máquinas automatizadas e embalagem plástica .
“ A combinação dessas evoluções resultou em benefícios como redução de custos e de retrabalhos , melhoria da qualidade e da fluidez nos processos e produtos , além do aumento de produtividade e do nível de satisfação dos clientes também com relação a entrega , o fortalecimento da credibilidade e a diferenciação da marca perante os demais concorrentes pelo viés da inovação ”, afirma o gestor industrial , Romildo .
maio | junho • 21