Revista Tecnicouro (maio/junho 2021) Ed. 324 - completa | Page 17

Linha Automatizada de Calçados Sazi ( LACS )
FOTO DIVULGAÇÃO diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Máqui-

O

nas Sazi , Anderson Zini , ressalta que as constantes exigências do setor - tanto em nível de custos quanto de qualidade - vêm estimulando os fabricantes a serem cada dia mais eficientes em suas linhas produtivas . O maior desafio nessa aplicação é o de atender a alta variabilidade dos produtos utilizando processos automatizados que usualmente são destinados a artigos standard . “ Enxergamos que somente uma empresa com o conhecimento sistêmico dos processos calçadistas é capaz de oferecer soluções para esse mercado desafiador . Para dar certo , não devemos considerar a ideia de automação como um equipamento individual e de catálogo , do qual depende somente do fabricante de máquinas , mas de um programa que deve ser executado em toda a cadeia produtiva , da matéria-prima até a venda final ao cliente ”, sublinha Anderson . De acordo com ele , essa integração , inclusive , se mescla com os conceitos de indústria 4.0 , que geralmente são mais atrelados à tecnologia e que , na verdade , possuem uma ligação muito mais forte com a interconexão da cadeia produtiva , tornando- -a um organismo vivo .
Soluções empreendedoras
O conceito de automatização que a Sazi oferece aos seus clientes calçadistas também está presente na própria empresa . Os processos de corte a laser , por exemplo , rodam 24 horas , nos sete dias da semana e , na sua grande maioria do tempo , sem supervisão humana . “ Também temos processos mesclados , onde há atuação conjunta entre homens e máquinas ; acreditamos que nada superará a ‘ visão do todo ’ de um ser humano , sua criatividade e seu constante descontentamento com as coisas pouco eficientes . Inclusive , na cultura da empresa incentivamos muito a inovação , onde humanos devem fazer tarefas que geram valor , mas trabalhos repetitivos e pesados devem ser designados às máquinas ”, resume o coordenador de Engenharia da Máquinas Sazi , Eduardo Bossle .
Alguns exemplos desenvolvidos para as indústrias do sistema calçadista são a máquina modelo 234 , que é um sistema de arrefecimento de solados com esteiras em espiral de 300 metros de comprimento ; o Theo , robô de aplicação de adesivo em solados , que é dotado de um sistema de visão 3D capaz de eliminar a necessidade de programação , sendo necessário apenas carregar com a sola ; a Linha Automatizada de Calçados Sazi ( LACS ), que possibilita a montagem de alguns tipos de calçados devido a integração de outros equipamentos de linha sem a intervenção de operadores e ainda o software de integração e gerenciamento de máquinas , Intelligent System , que tem por objetivo adquirir , processar e dar valor a todos os dados que são gerados pelos equipamentos , tanto da própria empresa , quanto de outros fabricantes .
“ À frente dos novos desenvolvimentos , gostamos de dizer que tudo é possível ; já como intraempreendedores , vamos sempre preferir encontrar o melhor custo-benefício e planejar uma transição de passos firmes , buscando os maiores ganhos com os menores esforços , adquirindo experiência e partindo para soluções mais complexas até chegar na solução ideal ”, comenta o diretor , avaliando que o grande desafio é buscar trazer inovação não somente nos produtos mas também nos processos produtivos , ou seja , no negócio como um todo .
maio | junho • 17