Revista Tecnicouro (maio/junho 2021) Ed. 324 - completa | Page 16

Entendendo que , no mundo globalizado e competitivo em que as empresas vivem no momento , a automação focada na racionalização de processos , redução de operações e repetibilidade no padrão de qualidade é indispensável para quem pretende se manter em condições de concorrer com eficiência e qualidade , o diretor da Máquinas ERPS , Delcio Aloncio Schmidt , enfatiza que ao iniciar um projeto ou desenvolvimento novo , a empresa sempre faz a pergunta se cabe ou não automação nesse projeto e quais as vantagens e benefícios que serão proporcionadas ao mercado . “ Afinal , automação pelo simples fato de ter não vale nada , o que buscamos sempre é automação que comprovadamente vai oferecer vantagens ao cliente ”, defende o empresário .

Hoje , a ERPS disponibiliza dois modelos de máquinas que se destacam pelo nível de automação , praticidade operacional e benefícios gerados aos clientes . Uma é a máquina para montar simultaneamente a base e os lados ( enfranque ), da linha Montec ECC . E a outra é a máquina para montar o bico até a curva do enfranque , modelo MAP Universal E - SIM 4.0 . De acordo com Delcio , a Montec ECC , há mais de uma década no mercado , mudou o conceito de montagem nas principais fábricas do Brasil e América Latina , e se destaca
pelo diferencial em produtividade e qualidade do trabalho , racionalizando processos e eliminando operações exigidos , antes e após a montagem do lado , quando realizada no processo convencional .
“ Ao selecionar o programa de montagem , a máquina se autorregula e , ao receber o sapato , realiza automaticamente a operação de montagem da base e enfranque e devolve o sapato montado na posição de origem . Nessa automação o destaque é que não há mais a necessidade da montagem do lado de forma manual ou de máquina ‘ pirulito ’, o que garante redução de custo e padronização de qualidade no processo ”, explica .
Eficiência produtiva
A automação realizada na máquina MAP Universal E - SIM 4.0 trouxe a solução para as dificuldades enfrentadas no processo de montagem do bico do sapato , principalmente nas empresas que produzem pequenos lotes de produção com variedade de materiais . O problema nesta situação era a dificuldade do acerto na regulagem das máquinas e o tempo dispensado nos ajustes , que resultavam em perda de produção , e muitas vezes , por não atingir a regulagem adequada , ocorria a necessidade de retrabalho para corrigir defeitos de montagem . “ Com o sistema SIM 4.0 , ao clicar em cinco ícones no display , a máquina identifica as características do sapato a ser montado e realiza automaticamente , em segundos , a regulagem das pressões e posicionamento de altura do sapato , garantindo qualidade de montagem , evitando retrabalho e desperdício com rompimento de cabedais , e melhorando significativamente a produtividade ”, ilustra Delcio .
Ele menciona ainda outro diferencial em termos de precisão repetitiva nas regulagens na montagem de diferentes modelos e materiais . “ Enquanto em máquinas convencionais a regulagem depende da habilidade do operador e passa por necessidade de testes para ajustes , a máquina com o sistema SIM 4.0 garante precisão e repetibilidade de acordo com a característica do sapato ”, detalha .
Comentando que a automação já é realidade no setor , sendo que em algumas empresas está em evolução , em outras em fase incipiente e , em muitas , praticamente inexistente , Delcio comenta que esta diferenciação se constata em vários aspectos , entre eles , a eficiência produtiva e a competitividade das empresas mais evoluídas . “ O avanço mais rápido neste sentido passa por diversos fatores , entre os quais , a quebra de paradigmas , a descrença cultural , a resistência a mudanças e a insegurança ou incerteza na avaliação dos benefícios , na hora de decidir ”, contextualiza .
FOTO DIVULGAÇÃO
MAP Universal E - SIM 4.0
16 • maio | junho