IMPRENSA
QUEM É QUEM NA MÍDIA DO SESVESP
Conheça o time que trabalha no backstage para divulgar os feitos do sindicato
Ele não viralizou nas redes sociais como o“ japonês da Federal” – o policial que ganhou destaque na mídia por participar das prisões de acusados na Operação Lava-Jato –, mas, entre os associados e participantes dos eventos do SESVESP, o fotógrafo João Shinkado ganhou fama pelos seus cliques.
Joãozinho, como é carinhosamente tratado, não sabe precisar o ano, mas lembra-se que o primeiro evento que registrou para o sindicato foi uma reunião de porte em um hotel na capital,“ lá pelos idos de 2000”.
São mais de 15 anos acompanhando momentos marcantes de várias gestões.“ Nossa relação é de profissionalismo e respeito, por isso funciona. Trato a todos com educação e faço sempre o me-
João Shinkado
Paulo Piratininga( E), Bete Hoppe, Mauro Rocha
lhor, porque quero ser reconhecido pela qualidade do meu trabalho”, diz.
Via de mão dupla No mundo corporativo, a comunicação é vista sempre como ferramenta essencial, o que a torna estratégica para o direcionamento administrativo de uma empresa ou entidade. É isso que faz a ECCO – Escritório de Consultoria e Comunicação, dirigida por Mauro Rocha. Jornalista com passagem pelos principais jornais de São Paulo, ele faz a assessoria de imprensa do SESVESP há um ano. A estratégia para dar maior visibilidade ao sindicato na mídia é a divulgação de pautas pertinentes, assertivas e atuais.
Dessa forma, assuntos como a restrição do uso de cães pela segurança privada e o Estatuto da Segurança Privada, por exemplo, ganharam vida, e a posição do sindicato sobre as questões repercutiu nas principais publicações do país.“ Claro que, para que a estratégia seja bem-sucedida, é fundamental o compromisso mútuo entre a agência e a direção do SESVESP”, analisa Rocha.
Ao alcance da mão
A mídia corporativa é uma ferramenta estratégica de empresas de todos os portes e de natureza diversa. A revista do SESVESP é um canal de comunicação do sindicato com seus filiados, fornecedores e colaboradores, e a sociedade em geral.“ Nossa missão é fazer um produto de caráter jornalístico, que prima pela qualidade da informação e pelo visual moderno”, afirma o diretor da Scritta, Paulo Piratininga, que assumiu a publicação há cerca de um ano e meio e designou sua coordenação à jornalista Bete Hoppe.
O trabalho conjunto e o apoio e confiança do SESVESP são fundamentais na definição das pautas, que abordam temas de relevância para o sindicato, as associadas e o setor e contribuem para dirimir o preconceito da mídia e da sociedade contra a atividade, e na produção do conteúdo até o resultado final.
6 | Revista SESVESP