Revista Primeira Impressão Setembro 2013 | Page 27
CONVERGIR OU NÃO CONVERGIR:
EIS À QUESTÃO
Por Marcos Magalhães modi?car as ro nas jornalís cas, o consumo e prá cas de leitura. Nesse novo processo de comunicação estamos enga nhando, precisamos nos adaptar a esse novo jeito de transmi r informações e conhecimento de modo convergentemente e nos adaptar a esse contexto sócio-técno-cultural. O jornalismo online, ao permi r a publicação de no cias, e acontecimentos em tempo real, juntamente com imagens, vídeos, e ainda passa pela interação com os restantes meios de comunicação, dinamiza a colaboração em termos de segmentação e oferta de conteúdo. Não percebo isso com o ?m dos demais meios de comunicação, é apenas um processo de convergência, onde os meios se fundem em um único espaço. Portanto, o avanço e a evolução de novas tecnologias veram e sempre con nuarão a ter um papel importan ssimo no desenvolvimento de novos meios de comunicação, tornando-se numa ferramenta cada vez mais cobiçada pelo público e pelos u lizadores que diariamente, através do computador, tablet ou smartphone, se conectam ao imenso mundo online para ir em busca de informações que se encontra, apenas, à distância de um clique ou toque na tela. Convergir ou não convergir, eis à questão.
ão é de hoje que no meio acadêmico e jornalís co falam em convergência das mídias, que é o novo hype das comunicações. Para entender o que isso signi?ca, precisamos saber o signi?cado da palavra convergência ou convergir, que é originaria do la m “convergere” (tender ou dirigir-se para o mesmo ponto), e ta m b é m e nte n d e r co m o e s s a cultura convergente ocorre no meio social. Falar de convergência de mídia tem a ver com diversos meios de comunicação integrados atuando em uma única plataforma com um obje vo comum: de ecoar a informação em múl plos suportes.
N
Desde a década de 1990, que os modos de leitura mudaram e se diversi?caram através dos avanços tecnológicos, e o cenário caminha para essa prá ca midiá ca e de consumo cada vez mais integrada e ubíqua. A convergência de diversas formas de linguagens, aceleram a circulação e interação de informações na sociedade contemporânea, estabelecendo novos aprendizados e domínios de novas capacidades de leitura para o manejo e usufrutos desses meios. Assim, esse mecanismo de diversas linguagens conectadas, representa um sistema complexo que vão desde o manejo nestes disposi vos, conexão e novos letramentos que acabam por
Revista Primeira Impressão | 27
ARTIGO