CORRIDAS
CORRIDAS
Um calendário forte no Brasil e no Exterior
As corridas de rua fazem parte da raiz das competições de Atletismo , que por sua vez faz parte da base de todos os esportes olímpicos . Neste segmento importante da modalidade , o Brasil teve em 2016 mais uma forte temporada , com milhares de provas em todo o País e a participação de muitos atletas em competições no Exterior . Em busca , sempre , de bons resultados e de confirmar a evolução demonstrada por nossos corredores nos vários cantos do mundo .
No Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona , disputado em maio pelas ruas do centro de Assunção , no Paraguai , a paranaense Joziane da Silva Cardoso ( Pé de Vento / Caixa-RJ ) conquistou a medalha de ouro , com o tempo de 1:14:39 .
No masculino , o mineiro Gilmar Silvestre Lopes , também da Pé de Vento , ficou com a prata , com 1:04:33 .
No Sul-Americano de Maratona , a mineira Rosangela Faria ( ICB-RJ ) foi a única representante do País e conquistou a medalha de bronze em abril , em Montevidéu , no Uruguai , com 2:48:31 . A prova teve largada em frente ao Palácio Legislativo e chegada na Prefeitura da cidade .
Joziane foi um dos destaques do ano . Ela liderou o Ranking Sul-Americano dos 10 km em 2016 , com 33:20 , tempo alcançado em maio , em Santos ( SP ). Ela é bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo .
No masculino , Giovani dos Santos , da Pé de Vento / Caixa , é o primeiro colocado no Ranking continental dos 10 km , com 29:09 , obtido em maio , em Belo Horizonte ( MG ). O mineiro de Natércia ocupa ainda o terceiro lugar no Ranking da Meia Maratona , com 1:04.01 , estabelecido no Rio de Janeiro ( RJ ), em maio . Ele conquistou no começo
34
Wellington Bezerra , bicampeão do Ranking
de dezembro o pentacampeonato da tradicional Volta da Pampulha , de 18 km , em Belo Horizonte .
Nas maratonas , o mineiro Franck Caldeira de Almeida ( BM & FBovespa-SP ) é o segundo mais bem colocado no Ranking Sul-Americano , com 2:13:17 , tempo obtido em Hamburgo ( GER ), em abril . No feminino , Adriana Aparecida da Silva ( Pinheiros-SP ) conseguiu a marca de 2:31:23 , ficando em quarto lugar na lista do continente .
Com o resultado , Adriana ratificou sua qualificação para os Jogos do Rio 2016 na maratona . Aliás , 21 brasileiros conseguiram os índices exigidos na prova – 15 no masculino e seis no feminino . O Brasil teve seis representantes na competição – três homens e três mulheres , conforme o limite imposto pela IAAF . O melhor resultado foi obtido por Paulo Roberto de Almeida Paula ( Luasa / Caixa-SP ), que
Fernanda Paradizo