CORRIDAS
CORRIDAS
Um calendário forte no Brasil e no Exterior
As corridas de rua fazem parte da raiz das competições de Atletismo, que por sua vez faz parte da base de todos os esportes olímpicos. Neste segmento importante da modalidade, o Brasil teve em 2016 mais uma forte temporada, com milhares de provas em todo o País e a participação de muitos atletas em competições no Exterior. Em busca, sempre, de bons resultados e de confirmar a evolução demonstrada por nossos corredores nos vários cantos do mundo.
No Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona, disputado em maio pelas ruas do centro de Assunção, no Paraguai, a paranaense Joziane da Silva Cardoso( Pé de Vento / Caixa-RJ) conquistou a medalha de ouro, com o tempo de 1:14:39.
No masculino, o mineiro Gilmar Silvestre Lopes, também da Pé de Vento, ficou com a prata, com 1:04:33.
No Sul-Americano de Maratona, a mineira Rosangela Faria( ICB-RJ) foi a única representante do País e conquistou a medalha de bronze em abril, em Montevidéu, no Uruguai, com 2:48:31. A prova teve largada em frente ao Palácio Legislativo e chegada na Prefeitura da cidade.
Joziane foi um dos destaques do ano. Ela liderou o Ranking Sul-Americano dos 10 km em 2016, com 33:20, tempo alcançado em maio, em Santos( SP). Ela é bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo.
No masculino, Giovani dos Santos, da Pé de Vento / Caixa, é o primeiro colocado no Ranking continental dos 10 km, com 29:09, obtido em maio, em Belo Horizonte( MG). O mineiro de Natércia ocupa ainda o terceiro lugar no Ranking da Meia Maratona, com 1:04.01, estabelecido no Rio de Janeiro( RJ), em maio. Ele conquistou no começo
34
Wellington Bezerra, bicampeão do Ranking
de dezembro o pentacampeonato da tradicional Volta da Pampulha, de 18 km, em Belo Horizonte.
Nas maratonas, o mineiro Franck Caldeira de Almeida( BM & FBovespa-SP) é o segundo mais bem colocado no Ranking Sul-Americano, com 2:13:17, tempo obtido em Hamburgo( GER), em abril. No feminino, Adriana Aparecida da Silva( Pinheiros-SP) conseguiu a marca de 2:31:23, ficando em quarto lugar na lista do continente.
Com o resultado, Adriana ratificou sua qualificação para os Jogos do Rio 2016 na maratona. Aliás, 21 brasileiros conseguiram os índices exigidos na prova – 15 no masculino e seis no feminino. O Brasil teve seis representantes na competição – três homens e três mulheres, conforme o limite imposto pela IAAF. O melhor resultado foi obtido por Paulo Roberto de Almeida Paula( Luasa / Caixa-SP), que
Fernanda Paradizo