REVISTA PODIUM Revista Podium edição 11 - Jan 2017 | Page 35

completou os 42,195 km no 15 º lugar , em 2:13:56 , alcançando o melhor tempo pessoal na temporada .
Os outros resultados na Olimpíada foram os seguintes : Marilson Gomes dos Santos ( BM & FBovespa-SP ), 59 º, 2:19:09 , e Solonei Rocha da Silva ( Orcampi Unimed-SP ), 78 º 2:22:05 , no masculino ; Adriana da Silva , 69 ª, 2:43:22 ; Marily dos Santos ( Veteranos BA ), 78 º, 2:45:08 ; e Graciete Santana ( Cruzeiro / Caixa-MG ), 128 º, 3:09:15 , no feminino .

No Ranking CAIXA CBAt de Corredores , o tradicional circuito que em 2016 teve 19 etapas , o destaque foi o pernambucano Wellington Bezerra da Silva , que assegurou o bicampeonato no masculino , com uma etapa de antecedência . O atleta do Cruzeiro / Caixa ( MG ), de 28 anos , garantiu o título ao completar a Volta Internacional da Pampulha , no dia 4 de dezembro , em sétimo lugar , com o tempo de 53:57 . Ele foi o segundo brasileiro mais bem colocado , atrás de cinco africanos e do vencedor Giovani dos Santos .

Nascido a 19 de junho de 1988 , na cidade de Tupanatinga , o corredor somou 314 pontos nas primeiras 18 etapas do evento , 81 a mais do que o goiano Pablo Fagundes da Costa , seu companheiro de equipe , segundo colocado na classificação .
A única certeza para 2017 é ir visitar a Basílica de Aparecida nas férias de janeiro , logo depois da disputa da São Silvestre , num ritual que se repete a cada ano . “ Vou agradecer às bênçãos recebidas e pedir proteção para mais uma temporada de competições . Vou também para a praia para descansar ”, lembrou o bicampeão do Ranking , que é o melhor sul-americano na lista da CONSUDATLE nos 25 km , com 1:15:36 , tempo obtido em 18 de março , em Aracaju ( SE ).
Quanto à temporada de 2017 , ele ainda vai conversar com o técnico Alexandre Minardi , do Cruzeiro / Caixa . A tendência é disputar algumas provas na distância de meia maratona ( 21,1 km ) no início do ano .
No feminino , a situação do Ranking ainda estava indefinida antes da disputa da São Silvestre . A maranhense
Maria Regina Santos Seguins ( LUASA / Caixa-SP ) seguia na liderança , com 276 pontos , 22 a mais do que a vice-líder Maria Aparecida Ferraz , sua companheira de clube .
Em 18 de 19 etapas disputadas do Ranking em 2016 , 208 corredores haviam marcado pontos , sendo 136 no masculino e 72 no feminino .
A Confederação Brasileira de Atletismo em 2016 deu o Permit para 31 corridas nacionais , sendo 12 na categoria Ouro e 19 na Prata . A graduação máxima é recebida pelas provas tradicionais , que atendem às exigências da Associação Internacional das Federações de Atletismo e contam com delegados da CBAt , percursos aprovados , além ambulâncias , normas de segurança de trânsito e testes antidopagem , entre outros itens estabelecidos em normas específicas .
A corrida de rua deixou de ser apenas uma prova para atletas de alto nível e virou festa em nome da qualidade de vida . Por isso , ano após ano , recordes são batidos em número de participantes . Provas como a São Silvestre , Volta da Pampulha , Meia Maratona do Rio de Janeiro , Maratona de São Paulo , Corrida de São Sebastião , 10 km da Tribuna FM ( Santos ), sempre têm suas inscrições encerradas antes do prazo porque o número limite de corredores é atingido .
A Corrida de São Silvestre , criada pelo jornalista Casper Líbero , em 1925 , tornou-se a principal prova de rua da América Latina . Na edição de 2016 , ainda em novembro , as 30 mil vagas disponíveis haviam sido preenchidas , com os inscritos prontos para completar os 15 km da competição no último dia do ano por avenidas de São Paulo .
Além das provas que recebem os Permits Ouro e Prata da CBAt , as Federações são responsáveis pelas provas estaduais . Em 2016 , estavam previstas a realização de cerca de mil corridas oficiais em todo o País . Só a Federação Paulista autorizou a disputa de 345 provas . As principais competições aprovadas pelas Federações Estaduais recebem o selo Bronze e estão no calendário de corridas do site da Confederação .
35