JOÃO DO PULO
JOÃO DO PULO
Selo marca os 41 anos do voo do triplista no México
Acarreira de João Carlos de Oliveira foi uma das mais brilhantes na história do Atletismo brasileiro . Poucos atletas foram tão longe e conquistaram tantas glórias para o País quanto “ João do Pulo ”, apelido que ganhou do seu colega Benedito Rosa Preta , após voar 17,89 m , na final do triplo , no PAN do México 1975 .
O feito aconteceu no dia 15 de outubro e no 41 º aniversário os Correios lançaram um selo , em homenagem ao atleta , morto a 29 de maio de 1999 em São Paulo , um dia após completar 45 anos .
O lançamento do selo aconteceu em evento organizado pela CBAt em 15 de outubro de 2016 na Arena Caixa , em São Bernardo do Campo , no ABC paulista , na abertura do Campeonato Brasileiro Sub-18 Interseleções .
A cerimônia da primeira obliteração , com o carimbo comemorativo , foi comandada por Ronald Cavalcante , dos Correios . Estiveram presentes , também , personalidades ligadas ao esporte , familiares João do Pulo e Pedro Henrique Camargo de Toledo , que foi treinador do atleta nascido em Pindamonhangaba ( SP ), no Vale do Paraíba .
“ Estou feliz com essa homenagem e o reconhecimento à grande carreira do João ”, comentou Pedrão , como o técnico é conhecido .
O Diretor de Relações Públicas da CBAt , Luiz Roberto Rodrigues , representou o presidente José Antonio Martins Fernandes , o Toninho , no evento . Luiz Roberto lembrou as qualidades de João do Pulo , “ um dos maiores ídolos do esporte brasileiro e principalmente do nosso Atletismo ”.
A marca de João , no México , se constituiu em recorde mundial por uma década . No âmbito continental , a marca foi recorde sul-americano por quase 32 anos , até 20
Selo em homenagem a João do Pulo
de maio de 2007 , quando o paranaense Jadel Gregório saltou 17,90 m durante o Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo , no Estádio Olímpico do Pará , o Mangueirão , em Belém .
Depois do recorde no PAN , João ganhou duas medalhas olímpicas de bronze : em Montreal 1976 e Moscou 1980 . Foi tricampeão da antiga Copa do Mundo , em Dusseldorf 1977 , Montreal 1979 e Roma 1981 . Na história do PAN , foi quem mais conquistou títulos no Atletismo do Brasil : foi ouro no triplo e no salto em distância , no México 1975 e em Porto Rico 1979 .
João do Pulo sempre foi uma pessoa alegre , mesmo nos momentos mais di�ceis que enfrentou . Recebeu a Medalha de Mérito , principal comenda da CBAt , e foi homenageado pela IAAF em Roma , no Mundial de 1987 , como autor de uma das 100 mais belas performances da história da entidade , que então completava 75 anos .
29
Wagner Carmo / CBAt