REVISTA PODIUM Revista Podium edição 11 - Jan 2017 | 页面 30

TÓQUIO 2020

TÓQUIO 2020

COB, CBAt e demais Confederações começam preparação

Heitor Vilela / COB
Assembleia do COB
Carlos Arthur Nuzman( presidente) e Paulo Wanderley Teixeira( vice-presidente) foram eleitos, a 4 de outubro, para conduzir o Comitê Olímpico do Brasil( COB), no quadriênio 2017-2020. Eles responderão pela preparação brasileira no ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio 2020. Nuzman, reeleito para mais um mandato, disse que pretende consolidar o legado esportivo dos Jogos do Rio 2016.
Após a Assembleia, que definiu também os membros do Conselho Fiscal, foi anunciado o nome do novo diretor Executivo de Esportes do COB: Agberto Guimarães, que foi diretor geral de competições da Olimpíada do Rio.
Agberto Guimarães
“ Queremos desenvolver todas as potencialidades criadas pelo Rio 2016 e prosseguir no trabalho contínuo com as Confederações”, explicou Nuzman. Atleta do voleibol nos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964, Carlos Arthur Nuzman assumiu o COB em 1 º de julho de 1995. Presidiu a organização de sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
“ O legado do Rio 2016 nos deixa a certeza de que as lições aprendidas nos estimulam a construir uma nova etapa no esporte brasileiro. Há uma enorme confiança no trabalho feito pelas Confederações. Vamos nos reunir com as entidades, definir os projetos para o próximo ciclo olímpico e trabalhar conjuntamente”, afirmou Nuzman.
Heitor Vilela / COB
O vice-presidente Paulo Wanderley Teixeira, que é presidente da Confederação Brasileira de Judô, manifestou sua expectativa:“ Fiquei feliz com o convite e colocarei toda a experiência como presidente da CBJ à disposição dos esportes olímpicos”, afirmou o Paulo Wanderley.
Membros eleitos do Conselho Fiscal – Efetivos: Ângelo Moniz Freire Vivacqua, Guilherme de Oliveira Campos e Marcus de Carvalho Mussa Gaze. Suplentes: José Carlos Audiface de Brito e Maristela Nassar Meirelles.
Antigo atleta olímpico, campeão pan-americano nos 800 m e 1500 m em Caracas 1983, Agberto Guimarães foi nomeado diretor Executivo de Esportes do COB. Aos 59 anos, Agberto volta ao COB após ter exercido a função de diretor executivo de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Ele disputou os Jogos Olímpicos no Atletismo de Moscou 1980, quando foi o 4 º nos 800 m, Los Angeles 1984 e Seul 1988. Foi diretor de Relações Internacionais da Confederação Brasileira de Atletismo( CBAt).“ Agberto exerceu importantes funções com sucesso e foi uma boa escolha”, disse o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.
30