O facto de ter nascido em Moçambique influenciou a sua carreira? Retira inspirações desses tempos?
Eu acho que influencia, qualquer pessoa que nasce em África tem uma visão diferente sobre a realidade. Em 1991, apresentou a sua primeira colecção na Moda Lisboa, qual foi a sensação? Acho que foi complicado, foi complicado porque naquelas alturas uma pessoa tem sempre a responsabilidade de mostrar os seus trabalhos, eu já tinha mostrado pequenos apontamentos, nas manobras de maio. Sabia que as pessoas gostavam muito das minhas coisas quando apresentava, mas pronto, era sempre um passo a frente, uma plataforma em que se estava a iniciar um projecto que se definia como internacionalização de Portugal em relação a moda e era aquilo que queríamos naquela altura.
" A moda para mim não é mais que um pretexto para viajar e comunicar, é uma mensagem "
Cinema, Fotografia. Diria primeiro fotografia. Porque sou um sonhador. A moda para mim não é mais que um pretexto para viajar e comunicar, é uma mensagem, a moda é uma mensagem. Costumo dizer que eu não sou designer, sou um tradutor da matéria. Desde que o Filipe começou sente que a mulher portuguesa evolui em termos de moda? Sim, eu acho que melhorou substancialmente. Sobretudo, há um geral, quer dizer, nunca podemos ver as coisas no particular, assim como a moda se tornou também muito mais democrática e muito mais divertida, de uma certa forma, quando digo divertida é porque há uma aceitação de imensos géneros.
Porque viajam e a forma como viajam, arrastam memórias, e trazem memórias que guardam e essas memórias misturam-se com coisas que são delas e que se tornam delas e que torna o presente muito mexível, portanto hoje eu trago, hoje eu estou a falar de um pronome indefinido, hoje trago umas calcas que comprei no Dubai, mas tenho uns sapatos de Berlim, e quando olha para aquela figura e um calidoscópio e isso e que é muito giro e torna vivo e isto não acontecia á 15 anos atrás. Hoje em dia é muito mais possível viajar eu acho que é quase inevitável, não viajar. E a moda é isso, não podemos separar a moda da vida porque vestir não e mais que uma segunda pele.
Qual a sua fonte de inspiração?
- Filipe Faisca
20
fotos autorais