incentiva o debate e a discussão sobre os temas envolvidos.
A simulação Apollo 13, é uma ferramenta totalmente alinhada ao conceito do lúdico como forma de maximizar o aprendizado e é funda-mentada em importantes aspectos deste proces-so:
• Atuação sem barreiras sociais (Desconexão de
sistemas sociais - Karl Weick);
• Aprendizagem baseada em vivência, observa-
ção, ação e reflexão (Aprendizagem experiencial
- Kolb);
• Aprendizagem e reflexão sobre seus próprios
comportamentos (aprendizagem de segundo
nível - Argyris/Schön);
• Reflexão sobre causa e feito de determinadas
ações e decisões.
Nessa dinâmica, os participantes são desafiados a simular a missão Apollo13, da NASA, de 1970, e a buscar soluções criativas através do trabalho em equipe, para solucionar as diversas situações críticas que ocorreram na missão. Este é o pano de fundo para reproduzir um ambiente corporativo complexo e se refletir sobre os comportamentos e atitudes que tomamos em nosso dia a dia.
Através de um ambiente lúdico, seguro e controlado de aprendizado, os participantes experimentam os benefícios de:
• Estimular o uso de seus próprios conhe-
cimentos;
• Ver, de forma clara, o resultado de suas ações e
comportamentos;
• Poder atuar de diferentes perspectivas, se reve-
zando na execução das atividades pro postas;
• Obter conexão direta entre a teoria e a prática; • Acelerar o seu processo de aprendizado e
retenção através de um mecanismo efetivo e
divertido de aprendizagem.
Líderes que querem ser efetivos coaches de suas equipes devem estar atentos e buscar formas inovadoras e seguras de estimularom mudanças comportamentais e o alcance dos objetivos empresariais.
Estimular o ócio criativo com foco estruturado através do uso de simu-lações é uma excelente alternativa.
Wanderley H. Vieira, é Bacharel em Tecnologia da Informação pela Universidade Mackenzie, com Pós Graduação em Marketing pela FECAP / Instituto Bucker de Ensino e MBA Executivo pela FAAP. Profissional com experiência em gestão de unidades de negócio, serviços e auditoria em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é Professor convidado do curso de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos da Universidade Mackenzie, na Cadeira de Certificações em Projetos e é Instrutor Líder da dinâmica Apollo13.
23